A gente via Brejeirinha: primeiro, os cabelos, compridos, lisos, louro-cobre; e, no meio deles, coisicas diminutas: a carinha não-comprida, o perfilzinho agudo, um narizinho que-carícia. Aos tantos, não parava, andorinhava, espiava agora – o xixixi e o empapar-se da paisagem – as pestanas til-til. Porém, disse-se-dizia ela, pouco se vê, pelos entrefios: — “Tanto chove, que me gela”..
a) Os diminutivos com que o narrador caracteriza a personagem traduzem também sua atitude em relação a ela. Identifique essa atitude, explicando-a brevemente.
b) Andorinhava é palavra criada por Guimarães Rosa. Explique o processo de formação dessa palavra. Indique resumidamente o sentido dessa palavra no texto.
Respostas
Resposta:
a) O narrador, que se insinua discretamente na ex- pressão “a gente”, adere ao universo infantil de sua personagem, reproduz seu pensamento e a maneira peculiar de a criança ver e sentir o mundo. Os dimi- nutivos são os recursos expressivos que reforçam essa identidade narrador-personagem, bem como traduzem uma aproximação terna entre ambos: “Brejeirinha” (nome próprio derivado de adjetivo “brejeira”, sugerindo a beleza despojada, associada à natureza), “coisas diminutas”, “carinha”, “perfil- zinho”, “narizinho”.
b) O neologismo, tipicamente rosiano, “andorinhava”, constrói-se por derivação sufixal. A criação do verbo a partir do substantivo instaura uma constelação de sentidos, todos eles tendentes a valorizar as idéias conjugadas de movimento e leveza, de mover-se com a graça de andorinha. No campo sonoro há ainda o expressivo efeito que decorre da associação entre “andar” e “andorinhava”.
A) Os diminutivos que o narrador utilizou foram como modalizadores de tamanho e delicadeza da brejeira.
Para o narrador do texto em questão, o diminutivo serviu para mostrar a suavidade da andorinha.
Algumas palavras e sobretudo frases que estejam no diminutivo, trazem a ideia ou a identificação de desprezo, ironia ou antipatia.
O uso do diminutivo pode expressar tanto ideias negativas quanto positivas, por exemplo: "nossa, a minha mãezinha se machucou ontem de manhã".
Neste caso, o uso do diminutivo foi para expressar o carinho que o falante tem por sua mãe.
B) O processo de formação desta palavra criada por Guimarães Rosa serviu para formar um novo adjetivo, que se relacionada com as características de uma andorinha.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/4643878