• Matéria: História
  • Autor: dz1kussshghg65
  • Perguntado 4 anos atrás

Coloque s diferenças e semelhanças entre as pandemias da Peste Negra, na Idade Média e a Covid-19, nos dias atuais.
Destaque:
- Viagens e fronteiras.
- Modos de contaminação.
- Sintomas.
- Reação das pessoas, crenças e notícias falsas.
- Influência na economia, na política e na cultura (artes).

Respostas

respondido por: c4c4tu4
1

Resposta:

modos de contaminação:

covid: pequenas gotículas do nariz ou da boca – expelidas por uma pessoa com COVID-19 quando tosse ou espirra

peste: pulgas e carrapatos

sintomas:

covid: mais comuns - febre, tosse seca e cansaço.

peste: febre, arrepios, dor de cabeça, cansaço, ínguas.

influencia na economia, na politica e na cultura:

covid: A estimativa de infectados e mortos concorre diretamente com o impacto sobre os sistemas de saúde, com a exposição de populações e grupos vulneráveis, a sustentação econômica do sistema financeiro e da população, a saúde mental das pessoas em tempos de confinamento e temor pelo risco de adoecimento e morte, acesso a bens essenciais como alimentação, medicamentos, transporte, entre outros.

peste: A reincidência da peste negra durante o fim da Idade Média fez com que os governantes criassem planos econômicos para ajudar quem foi atingido pela doença. A Peste Negra (1347-51) devastou a sociedade europeia. No entanto, a sociedade se recuperou. A vida continuou apesar da incerteza.


dz1kussshghg65: Obrigado me ajudou muito
respondido por: victoria1290
1

Resposta:

Peste Negra

De acordo com o pesquisador, apesar das diferenças, muito do que as pessoas estão atualmente enfrentando, como o isolamento e a diminuição do comércio, já foi vivido pelas gerações que passaram por pandemias anteriores, como a Peste Negra ou Peste Bubônica, por exemplo.

“O comércio parava, porque as cidades próximas ficavam com medo da Peste Bubônica chegar na cidade. Fechavam os portões da cidade, não tinha trâmite comercial, a economia declinava naquela cidade. As pessoas ficavam dentro de casa, praticamente isoladas, porque elas achavam, naquela época, que uma das causas da epidemia eram os miasmas, que seriam gases venenosos que saíam do solo ou mesmo das pessoas que morriam”, disse.

A Peste Negra devastou a Europa entre 1347 e 1351, causando um número de mortes superior a qualquer outra epidemia ou guerra até então. Houve vários surtos graves da doença até 1400 no continente. Estudos indicam que a praga, surgida na China, foi causada pela bactéria Yersinia pestis, que infectava humanos por meio da pulga Xenopsylla cheopis, que geralmente vive em ratos.

Covid-19

A COVID-19 afeta diferentes pessoas de diferentes maneiras. A maioria das pessoas infectadas apresentará sintomas leves a moderados da doença e não precisarão ser hospitalizadas.

Sintomas mais comuns:

febre

tosse seca

cansaço

Sintomas menos comuns:

dores e desconfortos

dor de garganta

diarreia

conjuntivite

dor de cabeça

perda de paladar ou olfato

erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés.

Explicação:

Espero ter ajudado, se sim marque como melhor resposta.

Perguntas similares