Respostas
Um alimento pode conter os micronutrientes e os macronutrientes.
Dentro do gruo de macronutrientes temos:
carboidratos: é a principal fonte de energia do nosso corpo, além de ser a molécula orgânica de maior abundância. Exemplos de alimentos ricos em carboidratos são: arroz, pão, massa, açúcar.
proteínas: uma molécula orgânica formada por um conjunto de aminoácidos responsáveis por diversas funções no corpo humano. Desde a defesa do organismo à movimentação, sustentação e a comunicação celular. Exemplos de alimentos ricos em proteínas são: carnes, ovos e laticínios.
lipídio: bem como os carboidratos, os lipídios estão ligados ao fornecimento de energia. Além de serem responsáveis pelo armazenamento de energia. Os lípidios tem outras funções como manutenção da temperatura corpórea, proteção dos órgãos. Exemplos de alimentos ricos em lipídios: margarina, óleo, carne gorda, noz e azeite.
fibras: As fibras são importantes na alimentação, entretanto, por não serem absorvidas, não são consideradas por alguns autores como nutrientes. Apesar de não serem assim classificadas, é importante que elas estejam presentes na dieta. As fibras atuam garantindo um bom funcionamento do intestino, prevenindo, por exemplo o câncer nessa região. Além disso, elas causam sensação de saciedade e diminuem a absorção de colesterol, gordura e açúcar.
Dentro do gruo dos micronutrientes temos:
sais minerais: nutrientes inorgânicos necessários em pequenas quantidades no nosso organismo. Os principais são: cálcio, fósforo, potássio, cloro, sódio, ferro e flúor. Cada sal mineral atua de forma diferente no corpo, por exemplo: o cálcio relaciona-se com a formação de ossos e dentes e o ferro atua como componente da hemoglobina.
vitaminas: são moléculas orgânicas extremamente importantes para nosso organismo, entretanto, são necessárias em pequenas quantidades. As vitaminas podem ser classificadas em hidrossolúveis e lipossolúveis. No grupo das vitaminas hidrossolúveis estão a vitamina B e a vitamina C. Já no grupo das vitaminas lipossolúveis encontramos vitamina A, vitamina D, vitamina E e vitamina K. Elas exercem variadas funções no organismo: a vitamina A, por exemplo, é componente de pigmentos visuais e atuam na manutenção dos tecidos epiteliais; a vitamina K atua no processo de coagulação; e a vitamina C é importante na síntese do colágeno.