Qual a principal diferença que você pode observar entre a sociedade capitalista e os povos
indígenas, no que diz respeito ao conceito de território?
a) Para os indígenas, o território não tem fronteira.
b) Para a sociedade capitalista, o território não tem fronteira.
c) Para os indígenas, o território tem mais valor cultural que econômico.
d) Para a sociedade capitalista, o território tem mais valor cultural que econômico.
Fica claro nos trechos da CARTA DA TERRA DOS POVOS INDÍGENAS, em frases como “Nossa propriedade territorial deve ser inalienável” ou “As nossas florestas não estão sendo usadas para os propósitos pelas quais foram criadas”, que, antes de um valor econômico, o território tem um valor cultural.
Para confirmar essa ideia , leia o texto seguinte. São trechos da Carta do Cacique Seattle. Em 1855, o Governo dos Estados Unidos pretendia comprar um território de um determinado grupo indígena. Ofendido com essa proposta, o cacique da tribo enviou uma carta ao presidente daquele país. Veja alguns trechos de carta:
O Presidente mandou dizer que quer comprar a nossa terra. (...) Nós vamos pensar na sua oferta, pois sabemos que, se não o fizermos, o homem branco virá com armas e tomará a nossa terra. (...) Como pode-se comprar ou vender o céu, o calor da terra? Tal idéia é estranha. Nós não somos donos da pureza do ar ou do brilho da água. Como pode então comprá-los de nós? Decidimos apenas sobre as coisas do nosso tempo. Toda esta terra é sagrada para o meu povo. (...) Sabemos que o homem branco não compreende o nosso modo de viver. Para ele um torrão de terra é igual ao outro.
Respostas
respondido por:
5
ALTERNATIVA C
Para a comunidade indígena o território tem valor histórico e cultural, mas para o capitalismo o principal valor territorial é econômico e monetário
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás