A conquista espanhola, em todas as regiões onde se viu coroada de êxito, conduziu a um processo de crise geral das culturas submetidas. Em certas situações, como no caso Arawak das Antilhas, levou ao completo desaparecimento fisico da população conquistada. Noutros casos, como no México ou no Peru, ainda que não tenha eliminado totalmente a população indígena, provocou alterações e deformações profundas na cultura e no modo de vida dos povos conquistados." De acordo com o texto e com os conhecimentos sobre o tema é correto afirmar *
6 pontos
A crise das culturas indígenas americanas deu-se em função das diversas alterações empreendidas pelos europeus nas colônias: instalação de uma economia mercantil que redefiniu o ritmo e a intensidade do trabalho; modificação dos cultivos que fez com que mudasse a dieta dos nativos; deslocamento de aldeias causando distúrbios ecológicos e culturais; atitudes de autodestruição ao verem ruir seus costumes; epidemias e falta de imunidade, entre outros.
Vírus e bactérias até então desconhecidos pelos nativos foram responsáveis pela baixa populacional indígena. Sem imunidade para várias doenças como sarampo, gripe, asma, tuberculose e sífilis, a população nativa adoecia morria rapidamente. A Coroa espanhola procurou enviar médicos para as colônias mas, como as viagens por mar eram muito demoradas. a população não conseguiu resistir.
A historiografia hispano-americana explica que a baixa populacional indígena está diretamente vinculada a prática do homicídio entre os nativos, quando estes perceberam que seriam obrigados a adotar o
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
A
Explicação:
A letra A está correta pois, de fato, os espanhóis alteraram bastante os costumes indígenas.
A letra B está errada pois a Sífilis é uma doença de origem americana, e os espanhóis não tentaram ajudar os índios, pelo contrário, escravizou-os a todo custo.
A letra C está errada, pois os indígenas não matavam a si mesmos, pelo contrário, eram mortos pelos espanhóis.
Perguntas similares
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás