Analise as afirmações abaixo, sobre as características das revoltas de Carrancas e dos malês e assinale a alternativa que contenha as sentenças corretas.
I - As revoltas de Carrancas e dos malês foram marcadas pela violência empregada pelos escravizados para reaver sua liberdade.
II - As revoltas de Carrancas e dos malês ocorreram na região nordeste do país, e tinham por objetivos garantir as liberdades dos escravos e a fundação de países independentes.
III - A revolta dos malês, para além da luta pela liberdade, também foi marcada pelas questões religiosas e pela ideia de fundar um país independente.
IV - As revoltas ocorreram no período regencial e foram duramente reprimidas pelo governo que, dentre outras medidas, endureceu as leis que puniam os revoltosos e aumentou a vigilância.
V – As revoltas de Carrancas e dos malês, ocorridas respectivamente no Sudeste e no Nordeste do Brasil revelam a força da organização dos escravos contra a escravidão.
Estão corretas
a.
Apenas I e II
b.
I, II, III e IV
c.
II, III, IV e V
d.
I, III, IV e V
Respostas
respondido por:
3
A alternativa correta é a Letra D: I, III, IV e V.
No século XIX, as pressões para a libertação dos escravos aumentou no Brasil, internamente e externamente. A Inglaterra já havia orientado que a escravidão fosse abolida da América.
Internamente, ocorreram levantes importantes com o protagonismo dos escravos. A revolta dos Malês ocorreu na Bahia em 1835, organizada por escravos de origem mulçumana.
A revolta de Carrancas ocorreu em Minas Gerais, região que abrigava um grande número de escravos. Foram assassinadas duas famílias da elite escravista. Em resposta, o governo aumentou a punição para revoltas e a fiscalização.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás