Os povos da Amazônia, apesar da rica fauna e flora, aprenderam a técnica da agricultura com plantas que nem eram da região, como o ariá, abóbora e a mandioca. Datações de 8 mil anos a.C., mostram que esses agricultores, além de forte troca cultural com outros povos, também dominavam a adubagem do solo. De acordo com essa afirmativa, como era a adubagem de solo? *
1 ponto
a) Através de adubo químico como a ureia, uma terra extremamente fertilizada com ureia de plantas, carvão e restos de animais como peixes da região (que sobrava da alimentação). O adubo químico mostra o conhecimento desses povos da Amazônia com a técnica de adubagem do solo.
b) Através da técnica de elevação dos campos fertilizados com as enchentes do Rio Madeira. Os povos agricultores originários da Amazônia aprenderam a mesma técnica de utilizar as inundações do rio como os egípcios e os mesopotâmicos.
c) Era criado um super adubo com material de queimadas chamada de coivara e adubo orgânico do povo maia feito de matéria orgânica de camelos. Esse adubo dos Andes mostra a intensa troca cultural da região entre os povos da América.
d) Chamada de TPI – Terra Preta de Índio antropogênica. Uma terra extremamente fertilizada com material orgânico de plantas, carvão e restos de animais como peixes da região (que sobrava da alimentação). A TPI mostra o conhecimento desses povos da Amazônia com a técnica de adubagem do solo.
Respostas
Resposta:
Alternativa D!
Explicação:
A Terra Preta de Índio é um solo fértil construídos pelos povos da Amazônia, através de uma mistura de resíduos feitos com restos de cerâmica, resto de animais e vegetais, ossos de animais e outros resíduos orgânicos (alternativa d).
Esta mistura resultou na formação de um solo de cor escura, rico em bio carvão e fragmentos arqueológicos. A presença deste solo demonstra que apesar da existência da floresta, no passado a região foi intensamente habitada por povos indígenas, que tinham um rico conhecimento no manejo do solo.
Os solos da Amazônia não naturalmente não são férteis, sendo bastante argilosos e impróprios para o cultivo. Os solos Terra Preta de Índio, apresentam um alto teor de cálcio, fósforo, magnésio, micronutrientes como zinco e manganês e muita estabilidade devido à grande quantidade de carvão. A presença destes nutrientes enriquece o solo e o tornam altamente fértil.
Este solo é utilizado pelas populações locais nos dias de hoje para a prática da agricultura e também é fruto de pesquisas arqueológicas e agrônomos que investigam a região.