Conceito de filosofia e suas relações das teorias e transversalidades com a realidade cotidiana●
Nascida na Antiga Grécia, V século a.C, o conceito literal vem da junção de dois termos: FILO+ SOFIA. Sendo que FILO designa tudo que em grego resumia se na ideia de amizade: amigo, amor, gosto, paixão, atração no sentido intelectual. Por sua vez, a SOFIA indica sabedoria, conhecimento, ciência, que em termos atuais poderíamos também falar em saberes interdisciplinares e pesquisa.
O “amor ao saber, amor ao conhecimento” nos desperta, nos seduz para as várias áreas do conhecimento conforme nossa formação familiar, formação de valores, nossas culturas originárias (se nossa origem é afrodescendente, alguma etnia indígena, mameluco, cigano outros, ou ainda de alguma etnia europeia); também a filosofia nos desperta como seres pensantes e encantados com atividades que mais nos envolveram - no caso - até a sua idade de adolescente, estudante de Ensino Médio (se você estuda música, ou dança, ou adora cozinhar, elaborar receitas de gastronomia; se gosta de enologia, tecnologias, etc.
Observe que o conceito de filosofia não exige uma idade certa para filosofar, crianças também filosofam - porém precisam ter idade de esclarecimento racional; portanto a maior exigência da filosofia, se não a única, é que o ser pensante saiba distinguir entre o que é SENSO COMUM, CIÊNCIA E DOGMATISMO.
Sendo assim, a filosofia é uma área do saber que nos oferece múltiplas possibilidades de conhecimento e de reflexão sobre o conhecimento.
Para você que está no Ensino Médio saiba que - pela organização do MEC a filosofia está subdividida em três áreas do conhecimento: 1° ano: introdução e todo o universo científico, ética, moral e classificação de saberes. 2° ano: Conhecimentos ligados a cultura, comunicação, ética, moral e arte.. 3° ano: Conhecimentos ligados ao universo político, relações de poderes, cidadania e direitos humanos, ética e moral.
Releia e observe que a ética e moral são termos muito pesquisados, estudados e nos desperta para a construção da verdade e do bem viver em grupos sociais. A verdade e o bem são os temas mais pesquisados em filosofia. Sendo assim, a filosofia nos convida para observar o outro, sem julgar, observar o outro e comparar com as manifestações e valores pessoais. Observar o outro sem julgamento e observar como vai sendo construindo a verdade de cada povo, de cada etnia, de cada cultura!! Observar, comparar, analisar e pesquisar a verdade no dia a dia do nosso cotidiano. Na sua observação, verás que a ciência, arte e política sempre estão e estarão presentes - direto ou indiretamente na construção de nosso saber filosófico.
SOBRE AS CONSTRUÇÕES DA VERDADE, VOCÊ TEM A DIZER O QUÊ?
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Como exemplos de elementos da Filosofia que podem ser vistos em nosso cotidiano, podemos destacar: perguntas sobre a existência e fim da vida. reflexões pessoais sobre o significado da vida e posicionamentos políticos. opiniões pessoais (pautadas na razão) sobre os assuntos mais relevantes da sociedade.
Explicação:
peguei do google desculpa se estiver errado
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás