1) Getúlio Vargas foi o presidente que permaneceu por mais tempo no poder na história do Brasil. Assumiu a Presidência da República em 1930, permanecendo no poder até 1945. Em 1951 assume mais uma vez o cargo de presidente até o ano de 1954. Assinale a alternativa CORRETA.
A) ( ) Getúlio Vargas foi um dos mais importantes presidentes da Ditadura Militar brasileira, foi responsável pela criação do trabalhismo no país.
B) ( X ) Os governos de Getúlio Vargas é marcado pelo nacionalismo, autoritarismo, industrialização, leis trabalhistas e pela tentativa de controle dos trabalhadores.
C) ( ) O presidente Getúlio Vargas era presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC- Paulista e chegou ao poder por articulação dos trabalhadores.
D) ( ) Em 1954 Getúlio Vargas desiste de ser presidente do Brasil para virar governador do Rio Grande do Sul, onde exercer o cargo por dois mandatos.
2) A ideologia do trabalhismo no Brasil surgiu a partir de 1930 com o avanço de industrialização no país e com as reivindicações e mobilizações dos trabalhadores cada vez mais constantes no cenário político do período. Assinale a alternativa CORRETA.
A) ( ) Fruto da ideologia trabalhista e das mobilizações dos trabalhadores e trabalhadoras o presidente Vargas criou o Ministério do Trabalho Consolidação das Leis Trabalhistas.
B) ( X ) No governo Vargas a classe trabalhadora (conjunto dos trabalhadores) tinha muito pouca força, por isso o presidente resolveu ajudar criando o Ministério do Trabalhador.
C) ( ) Por ter sido sindicalista antes de assumir a presidência, Getúlio Vargas tinha uma excelente articulação com os trabalhadores, o período ficou conhecido como governo dos trabalhadores.
D) ( ) O presidente Getúlio Vargas através da sua propaganda e de sua política se afastou dos trabalhadores e trabalhadoras.
luan788748:
porfavorrrrrr
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
letra
Explicação:
1.B
2.B ME DA ESTRELAS E PONTOS PRA MIM MESMO SE EU NÃO TIVER AJUDADO PELO MENOS TENTEI OBG
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás