URGENTE URGENTE
quais são as duas possibilidades de resultado da luta de classes ?
RESPOSTA :ideológia e política POR QUE ?
PRECISO PRA HOJE ME AJUDEM É URGENTE
Respostas
Luta de classes, refere-se a um fenômeno social de tensão ou antagonismo que existe entre pessoas ou grupos de diferentes classes sociais devido aos competitivos interesses socioeconômicos e desejos dessas pessoas diante da lógica do modo de produção capitalista, dando forma a um conflito que se expressa nos campos econômico, ideológico e político. A visão de que a luta de classes fornece a alavanca para mudanças sociais radicais para a maioria, é fundamental nos trabalhos de Karl Marx e do anarquista Mikhail Bakunin.
O conflito de classes pode assumir muitas formas diferentes: violência direta, como guerras travadas por recursos e mão de obra barata; violência indireta, como mortes por pobreza, fome, doença ou condições de trabalho inseguras; coerção, como a ameaça de perda de empregos ou suspensão de investimentos importantes; ou ideologicamente, como livros e artigos. Além disso, existem formas políticas de conflito de classe; legalmente ou ilegalmente pressionando ou subornando líderes governamentais para a aprovação de legislação partidária desejável, incluindo leis trabalhistas, códigos fiscais, leis do consumidor, atos de congressos ou outras sanções, injunções ou tarifas. O conflito pode ser direto, como com um locaute destinado a destruir um sindicato, ou indireto, como com uma desaceleração informal na produção como forma de protesto contra os baixos salários dos trabalhadores ou uso práticas trabalhistas injustas pelo capital.
Resposta:
Ideologicamente, com relação à participação do governo e do mercado, duas possibilidades estão em discussão:
há membros que entendem que muitas das demandas podem ser suprimidas pelo mercado; por outro lado, há membros do governo que defendem que é obrigação do município atender as demandas da sociedade, que não se deve privatizar o serviço público. Diante desse quadro, identifica-se a visão mecanicista e a visão orgânica de poder, respectivamente.
Para aumentar os gastos do governo é necessário o aumento de arrecadação de tributos, seja pelo aumento da carga tributária (visão simplista) ou adotar uma fiscalização mais efetiva no combate à sonegação e à corrupção, para poder melhorar a situação financeira do Estado.
Explicação: