• Matéria: Química
  • Autor: Brunolobi
  • Perguntado 4 anos atrás

Se na ligação iônica o elétron é doado, por que os átomos continuam ligados?

Respostas

respondido por: leomascarenhasoztzft
0

a ligação iônica tambem chamada de ligação eletrovalente, é produzida entre íons (+ e -), como íons são átomos que possuem uma carga elétrica pela adição ou pela perda de um ou mais elétrons o que temos é um composto iônico por meio da atração eletrostática existente entre eles, por essa interação que eles não se desprendem depois de doar o eletron livre, é uma forma de se estabilizarem no meio. entendeu?


Brunolobi: Mas se a atração eletrostática só existe por conta do desbalanço eletrônico na camada de valência, uma vez que ela se estabiliza em ambos, por que os átomos ainda continuam se atraindo e juntos, já que a eletronegatividade foi neutralizada?
leomascarenhasoztzft: os átomos precisam de estabilidade, eles buscam o tempo todo por isso se ele se desprender um do outro ele volta a ficar sem estabilidade a neutralidade da qual vc fala é a estabilidade.
Brunolobi: Bem, eu entendo isso na ligação covalente, já que existe um compartilhamento, mas não na iônica, onde houve uma doação. No caso, uma perda e um ganho e ambos os átomos se tornaram estáveis.
Brunolobi: Nos átomos* não em ambos, corrigindo.
Perguntas similares