Respostas
Você gosta de refrigerante? Já pensou em todo o processo necessário para garantir que você encontre sua latinha de refrigerante perfeita, sem qualquer problema ou risco para sua saúde?
Pois é, o processo logístico é fascinante e muito mais complexo do que você imagina! Veja agora nosso exemplo de logística da Coca-Cola e saiba mais sobre esse processo:
Sobre a empresa
A Coca-Cola Company é o maior produtor de bebidas do mundo e uma das marcas mais conhecidas do planeta. Para atender à sua gigantesca demanda mundial, a Coca-Cola investe em tecnologia para a produção de seus refrigerantes e das latas de alumínio que serão colocadas à venda.
Para apresentar mais um belo exemplo de logística, selecionamos o vídeo abaixo, feito pelo Discovery Channel, mostrando um pouco da logística e do processo de produção da Super Fábrica da Coca-Cola na Europa.
Do pomar ao cliente final: o fornecimento de frutas
Quando falamos em Coca-Cola, já lembramos dos refrigerantes, sucos, refrescos, entre outros produtos acabados. Mas existe um aspecto que envolve a logística e é fundamental para a produção: a compra de frutas como insumos.
Cerca de 80% dos fornecedores aqui no Brasil são pequenos e médios produtores que fornecem grandes toneladas anualmente. Para que tudo isso seja possível, conta-se com 3 pontos cruciais:
Investimento em pequenos produtores
Além de adquirir as frutas desses produtores, a empresa investe em qualificação e capacitação dos agricultores, desenvolvendo uma rede de apoio. O objetivo é fazer com que eles permaneçam em seus espaços e ajudem a gerar riqueza para as áreas rurais.
Nesse sentido, algumas orientações são repassadas — como as melhores práticas — para que se tenha uma noção de quanto será necessário produzir em determinado período.
Controle de qualidade
A Coca-Cola possui uma política de usar insumos que não possuem adição de defensivos agrícolas. Para garantir isso, existem testes rigorosos de amostras para avaliar a existência de pesticidas. Se o resultado for positivo, todo o lote desse fornecedor é descartado.
Conservação
A partir do momento em que a fruta é colhida, deve ser processada com o máximo de agilidade, já que se trata de um item altamente perecível. Isso é necessário para garantir as características e a preservação das vitaminas.
Somente depois dessa etapa é que elas seguem para as fábricas, já em forma de polpa ou suco.
Como funciona o processo de abastecimento da logística da Coca-Cola
Já reparou que a Coca-Cola está presente nos mais diversos locais, mesmo aquele mercado pequeno de uma cidadezinha do interior? Pois o objetivo da empresa é exatamente esse: estar em todos os lugares do mundo que tenham consumidores!
Para isso, é necessário elaborar uma estratégia logística que seja bem eficaz e ao mesmo tempo complexa. Com isso, a empresa conta com diversas franquias, centros de distribuição, distribuidores e outros parceiros de negócio.
Exemplificando melhor, usaremos o exemplo da Coca-Cola FEMSA. Confira!
Despesas em logística
Os gastos dessa franquia destinados a essa área pode chegar a 65% do seu orçamento total. Da mesma forma, cerca de 40% dos colaboradores fazem parte do setor de logística.
Parceiros de negócio
Além dos Centros de Distribuição, a franquia conta com 30 distribuidores, que ajudam a fazem com que os produtos cheguem até mesmo nos lugares mais remotos.
Ciclo do pedido
A meta é fazer com que as remessas sejam entregues em no máximo 24 horas, o que é cumprido na grande maioria dos casos. Para isso, os vendedores visitam os clientes e fazem os pedidos por meio de palmtops, que os envia imediatamente para a base de dados.
Transportes
Existem duas etapas durante o processo de distribuição:
transporte primário: que é responsável pelo abastecimento dos centros de distribuição;
transporte secundário: responsável pelas entregas nos pontos de venda, partindo dos CDs.
Tecnologia
roteirizador;
planejador de carga;
monitoramento.
Como você pode ver, existe um planejamento, investimento e controles muito rigorosos no que diz respeito à logística da Coca-Cola e isso é feito para que se consiga garantir um padrão de qualidade dos itens.
Tudo isso é feito para garantir que os produtos certos estejam no local adequado, no menor tempo possível — o principal objetivo de qualquer operação logística.