Respostas
Resposta:1 - Comando Compartilhado e Flexível
"A ideia de comando fixo e centralizado dentro de uma estrutura familiar não tem muito sentido e pode atrapalhar os negócios. É preciso descentralizar a gestão, criar conselhos específicos e outras medidas de governança corporativa".
2 - Reações Rápidas em Emergência
"Pelos laços de família, algumas medidas emergenciais acabam tomadas mais rapidamente em comparação com uma empresa de moldes tradicionais. A burocracia aplicada é bem menor, mas isso não significa que decisões sejam tomadas sem o conhecimento de outros envolvidos ou passando por cima de estruturas pré-existentes na organização".
3 - Estrutura Administrativa e Operacional com Racionalização dos Recursos
“Uma característica importante é a multiplicidade de tarefas. Na empresa familiar, a estrutura organizacional tende a ser mais enxuta e ágil otimizando assim os recursos disponíveis . O alerta está para o excesso de informalidade que pode comprometer desempenho”.
4 - Maior Tolerância Para com o Retorno de Investimentos
"Recursos alocados dentro de empresas familiares envolve este ponto, fundamental para a sobrevivência da companhia. Empresas familiares normalmente ‘toleram’ mais eventuais atrasos nos retornos bem como as respectivas taxas. Isso vem mudando nos últimos anos pois , cada vez mais, os investimentos estão atrelados à estudos mais precisos com todas as variáveis mapeadas assim como seus respectivos indicadores não dando mais margem para decisões de investimento com base na emoção”.
5 - Reputação da Empresa Ligada ao Nome da Família
"Se constrói uma vida e uma história ao longo dos anos. Um sobrenome, quando possui expertise e uma história dentro de algum ramo, vai gerar reconhecimento no mercado. É preciso manter a conduta fora do ambiente de trabalho também, afinal se o nome da empresa é benéfica quando está associada aos profissionais envolvidos, o mesmo ocorre no caminho inverso: os herdeiros e os funcionários possuem um nome para zelar".
6 - Lealdade e Dedicação por Parte de Todos
"É um pouco mais difícil casos de corrupção, desvios e sonegação em empresas familiares. Dificilmente você será passado pra trás por um irmão ou parente que esteja na gestão. Há um grau de confiança muito grande que acaba passando para outros funcionários também".
7 - Valorização da Confiança Mútua
"Está associado com o ponto anterior. independentemente de vínculo familiares, entre empregados antigos e proprietários, uma empresa familiar desperta confiança e lealdade por parte dos empregados".
8 - União em Torno do Fundador
"Todos unidos com quem fundou a empesa - ou está gerindo a neste momento - faz com que tenhamos uma proximidade maior com o centro de decisão. Mais fácil apresentar ideias, novas soluções ou diagnosticar algo que tenha percebido de errado na companhia. Sem dúvida, é um ponto bem relevante".
9 - Bem-estar dos Empregados
“Neste aspecto há, na maioria das empresas familiares, a preocupação em transpor para os funcionários os valores e cultura da família. Dessa maneira há uma maior integração entre estas partes fazendo com que tenha se uma percepção de qualidade de vida no trabalho. Os funcionários são atendidos de maneira diferenciada, em muitas vezes, tem nos donos da empresa referência para o resto da vida".
10 - Continuidade de Diretrizes Administrativas
“Recentemente, as empresas familiares começaram a praticar o planejamento estratégico - não só a sua concepção mais sim a implantação e controles. Com isso a empresa ganha maior direcionamento e comprometimento com o que está planejado.