QUESTÃO 1
Olá acadêmico, vamos para a nossa questão discursiva de Psicologia Organizacional.
Problematização: A psicologia organizacional contribui de forma significativa na cultura organizacional e nas relações humanas da empresa?
Significação: O comportamento organizacional visa obter maior compreensão dos diferentes fatores que podem influenciar a dinâmica individual e/ou grupo no ambiente organizacional. (PEREIRA, 2018)
"O Comportamento Organizacional (CO) é um campo de estudo voltado a prever, explicar, entender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas (WAGNER; HOLLENBECK, 2012, p. 5)".
"O Comportamento Organizacional (CO) é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura organizacional têm sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento pra melhorar a eficácia organizacional. (ROBBINS; JUDGE; SOBRAL, 2010, p. 7)".
Comportamento micro-organizacional: estuda o indivíduo ao trabalhar sozinho. Com orientação claramente psicológica, examina temas como a produtividade do trabalhador, motivação, percepção e diferenças individuais. (PEREIRA, 2018)
Comportamento meso-organizacional: estuda o comportamento das pessoas ao trabalharem em grupos e equipes. As pesquisas nos campos da comunicação, psicologia social e da sociologia contribuem com essa área, examinando temas como socialização, liderança e dinâmica de grupo. (PEREIRA, 2018)
Comportamento macro-organizacional: estuda os comportamentos de empresas inteiras. A ciência política, a sociologia, a antropologia e economia são as disciplinas que contribuem mais diretamente com os temas nessa área, tratando de temas como status sociais, poder, conflito, negociação, influência cultural, competição e eficiência. (PEREIRA, 2018).
Experimentação: A psicologia organizacional é essencial no mundo dos negócios. Já pensou no papel significativo que ela representa na cultura das organizações?
Reflexão: Para Kanaane (2013, p. 55)
“(...) as relações estabelecidas no ambiente de trabalho tendem a estar associadas a experiência de vida; isto nos leva a crer que a conduta e caracterizada por um conjunto de condicionamentos e aprendizados que afetam sistematicamente as interações sociais e profissionais, mantidas no ambiente de trabalho.” (PEREIRA, 2018)
Case 1
Na MA, escritório de contabilidade, a cultura é bastante informal, baseia-se no espírito de escritório “open space”, no qual todos os colaboradores cooperam em conjunto caso tenham alguma dúvida ou ideia para expor. Desde cedo (no processo de recrutamento), a empresa tem a noção do que procura no candidato, ou seja, alguém que se adapte com facilidade a esse ambiente informal, mas ao mesmo tempo responsável. Assim que chega um colaborador novo na equipe, ele é direcionamento a um treinamento. Segundo o diretor do escritório e o técnico de R.H. da MA escritório de contabilidade, a cultura da empresa é “[...] aberta, transversal e horizontal; no dia a dia, não se dá conta pelos níveis hierárquicos, todos falam com toda a gente. Gostamos de brincar, partilhar ideias, gostamos que as pessoas participem todas em tudo e aproveitem as capacidades uns dos outros”. O Gestor fiscal partilha esta ideia, ou seja, “a cultura da MA é aberta, muito informal e as pessoas adaptam-se facilmente” (FRANCO; PEREIRA, 2007).
Adaptado de: FRANCO, M. J. B; PEREIRA, T. S. da. C. Um estudo de caso sobre as organizações que aprendem. Portugal: Instituto Superior de Psicologia Aplicada, out. 2007. p. 169-189.
Conceitualização: O nosso livro didático, as aulas, o estudo de caso, bem como os materiais extras, poderão te auxiliar na realização dessa atividade.
Ação/Avaliação:
1) A partir do case apresentado anteriormente, elabore um texto (de 10 a 15 linhas) explicando de que forma a Psicologia Organizacional pode colaborar para a cultura organizacional permanecer mais flexível com qualidade e produtividade. Na sequência, indique as áreas de atuação da Psicologia organizacional relacionadas a este caso e discorra sobre três dessas áreas de atuação.
Respostas
RESPOSTA : Viver e trabalhar em uma sociedade global como hoje é um grande desafio para todos cidadãos, a Psicologia como ciência tem os seguintes objetivos: descrever, prever, e explicar o comportamento e os processos mentais humanos, com o intuito de ajudar a melhorar a vida das pessoas e do mundo em que vivemos. Podendo sim, colaborar de diversas maneiras para a cultura organizacional, como a compreensão, intervenção e o desenvolvimento das relações em comunicação, tanto nos processos individuais e em grupo no trabalho. Dessa forma a Psicologia Organizacional, contribui muito ajudando no processo de compartilhar ideias entre grupos, no desenvolvimento do serviço, conseguindo melhorias no trabalho, assim, absorvendo também o conhecimento dos seus parceiros. Dessa maneira tendo um convívio excelente entre eles, com o poder de conseguir compreender os pensamentos e ideias de cada um, para cada vez mais o seu trabalho crescer e obter bons resultados, trabalhando dessa forma em grupo e aproveitando o conhecimento de todos os indivíduos. As áreas que estão atuando nesse caso são:
· Seleção dos novos entrantes: os candidatos escolhidos no processo de seleção devem ter um perfil que indique sua possibilidade de se adequar à cultura da organização.
· Treinamento no cargo: que procura reforçar habilidades e competências do funcionário, incluindo o ajustamento cultural à empresa.
· Integração no cargo: os programas de integração ou indução ocorrem logo após a contratação do funcionário com o objetivo de ajustá-lo aos valores da organização.
A Psicologia Organizacional estuda o perfil comportamental dos colaboradores de uma empresa, utilizada para a sua gestão de pessoas.
O profissional da área trabalha analisando e compreendendo o colaborador nos ângulos individual e coletivo, bem como suas formas de trabalhar e suas competências, a fim de inseri-lo na equipe em que melhor se adequar. Este trabalho é feito por meio de treinamentos, acompanhamento individual e testes.
A Psicologia Organizacional atua em diversas áreas, citaremos três, conforme solicitado na questão:
Recrutamento e Seleção: Colabora para a avaliação dos candidatos e o encaixe no perfil mais adequado para a vaga;
Gestão de Conflitos: Promove a paz nos conflitos e a comunicação, auxiliando para a manutenção de um clima organizacional mais agradável;
Treinamento e Desenvolvimento: Ajuda na atualização do profissional e no desenvolvimento de sua carreira.
Mais em: https://brainly.com.br/tarefa/20679588