A partir da obra de Gilberto Freyre, "Casa Grande e Senzala", os estudos raciais brasileiros esforçaram-se em criticar a ideia proposta neste livro de "Democracia Racial". Para os autores, a sociedade brasileira não podia ser percebida como harmônica e integrada, como indicou Freyre. Sobre as críticas à noção de democracia racial, analise as afirmativas a seguir:
I- Apontou-se o Brasil como uma sociedade patriarcal estruturada em torno do grupo doméstico rural, cujo poder era exercido pelo senhor de engenho.
II- Apontou-se que as estruturas de poder político e econômico de nosso país continuaram a deixar de lado a necessidade da integração do negro nessas esferas.
III- Apontou-se para uma sobreposição entre classe e raça, no sentido de ligar raça e pobreza, onde injustiças encobriam os conflitos sociais e o próprio racismo brasileiro.
IV - Apontou-se para a necessidade de produzir sistemas legais e jurídicos diferentes para brancos e negros, conforme modelo de racismo institucionalizado da África do Sul.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FREYRE, G. Casa-grande & senzala: introdução à história da sociedade patriarcal no Brasil. In: SANTIAGO, S. (Coord.). Intérpretes do Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002.
a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
b) Somente a afirmativa I está correta.
c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) As afirmativas II e III estão corretas.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
D
Explicação:
eu fiz a prova a resposta tá correta
respondido por:
2
Resposta:
II e III
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás