01)- Qual é a principal função do texto informativo?
02)- Qual é o melhor exemplo de texto informativo?
03)- Quais são as características do texto informativo?
04)- O que não deve existir num texto informativo? Por quê?
05)- Qual é o principal objetivo do texto argumentativo?
06)- O que significa persuadir?
07)- O que significa argumentar?
08)- O que é um tema polêmico?
09)- O que é tese?
10)- Como deve ser um texto argumentativo?
11)- Como são os parágrafos do texto argumentativo?
12)- Como são constituídos o primeiro e os próximos parágrafos do texto argumentativo?
13)- Qual é a importância dos contra-argumentos?
14)- O que é um texto expositivo?
15)- O que permitirá que o leitor identifique claramente, o tema central do texto expositivo?
16)- Quando se tratar de algo novo, o que se faz necessário num texto expositivo?
17)- Caso se trate de um tema polêmico, o que é imprescindível num texto expositivo?
Respostas
Explicação:
1) O texto informativo é um texto em que o escritor expõe brevemente um tema, fato ou circunstância ao leitor. Trata-se de uma produção textual objetiva, normalmente em prosa, com linguagem clara e direta. Tem como objetivo principal transmitir informação sobre algo, estando isento de duplas interpretações.
2) Veículos de informação tais como jornais, revistas e entrevistas são os exemplos mais notórios de textos informativos. Além deles, os livros didáticos, as enciclopédias e os verbetes de dicionários são outros exemplos.
3) é um texto em que o escritor expõe brevemente um tema, fato ou circunstância ao leitor. ... Além de apresentar dados e referências, não há interferência de subjetividade, ou seja, o texto é isento de sentimentos, sensações, apreciações do autor ou opiniões.
4) O texto informativo vai apresentar uma linguagem clara, direta e objetiva. Isso porque a finalidade de textos informativos é, justamente, informar e esclarecer, e para isso não se pode usar termos muito rebuscados ou figuras de linguagem que confundam o leitor
5) O texto argumentativo é aquele que expressa um ponto de vista, defendendo uma hipótese, opinião ou teoria. A ideia é conter argumentos válidos que sustentem o ponto de vista apresentado. Desse modo, o seu objetivo é o convencimento do leitor com relação às ideias que são colocadas no texto
6) Levar (alguém ou a si próprio) a crer ou aceitar; convencer(-se): “Palha é que a persuadiu finalmente; disse-lhe que, por mais supérfluas que lhe parecessem aquelas prendas, eram o mínimo dos adornos de uma educação de sala” ( MA4 )