Fundamentos históricos e filosóficos da educação” vem propor que, constantemente, o docente, um profissional em constante formação, coloque em questão suas crenças, valores, opiniões, conhecimentos sobre os processos de ensino e de aprendizagem em sala de aula. Direta ou indiretamente, a educação está sempre lidando com questões mais amplas como: sociedade, políticas educacionais, concepções de desenvolvimento e aprendizagem, abordagens históricas e concepções filosóficas.”
ANDRADE, Vinicius. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Unicesumar: Maringá, 2021.
De acordo com as reflexões propostas no decorrer da disciplina, a educação e o ensino acompanham as mudanças sociais e governamentais de um dado momento. Em 2017, durante o governo do então presidente Michel Temer, foi homologada a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sua aprovação deu-se ao longo de um processo de anos. As alterações da BNCC trouxeram agrados e desagrados entre diversos setores da educação no Brasil. Dentre as principais mudanças, destacam-se: obrigatoriedade do ensino de inglês e maior ênfase na resolução de problemas, em detrimento ao foco em técnicas. A nova BNCC, ainda, estrutura-se em 10 competências gerais que orientam a prática docente na educação de base brasileira.
Tendo em vista que diferentes vertentes históricas implicam em diferentes processos pedagógicos, produza um texto dissertativo-argumentativo, de 10 a 15 linhas, sobre como as recentes mudanças propostas na BNCC refletem o contexto histórico do Brasil no início do século XXI e de que forma essas mudanças encabeçam a política de ensino para o futuro das próximas gerações.
aguida30:
??????
Respostas
respondido por:
0
Conseguiu fazer essa atividade?
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás