1. O que foi o Mercantilismo?
2. O que os iluministas também criticavam? Por quê?
3. Qual era, para os fisiocratas, a principal fonte de riqueza e qual era, segundo eles, a mais importante das atividades econômicas?
4. Como os fisiocratas explicavam a lei da oferta e da procura?
5. O que dizia o pensador Quas comércio de mercadorias? em relação a como o governo devia tratar a produção e
6. O que o pensador Adam Smith entendeu diferentemente dos fisiocratas? E qual era, para ele, a única fonte de riqueza?
7. O que Adam Smith pensava como os fisiocratas?
8. O que Adam Smith falou em relação às nações com perfil mais agricola e o que disse quanto às nações mais industrializadas?
9. Por que as ideias de Adam Smith foram muito bem recebidas pela burguesia na Inglaterra?
10. Por que Adam Smith ficou conhecido como "pai do Liberalismo Econômico"?
ajudem pfvr é pra hj
Respostas
Resposta e explicação:
1- Mercantilismo é um conjunto de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna, entre o século XV e o final do século XVIII. O mercantilismo originou um conjunto de medidas econômicas diversas de acordo com os Estados. Caracterizou-se por uma forte intervenção do Estado na economia.
2- Os iluministas criticavam os privilégios de nascimento, característica da sociedade estamental Os iluministas criticavam o controle do Estado sobre a economia, isto é, o intervencionismo e o protecionismo. Propunham a liberdade econômica, a livre concorrência entre empresas e nações.
3- Para os fisiocratas, a agricultura era o verdadeiro e único modo de gerar riquezas pelo fato de que a mesma proporciona grandes lucros e exige poucos investimentos, por isso deveria ser valorizada, contrariando assim, o pensamento mercantilista da acumulação de metais.
4- Os Fisiocratas viam a produção de bens e serviços como consumo do excedente agrícola, uma vez que a principal fonte de energia era o músculo humano ou animal e toda a energia era derivada a partir do excedente de produção agrícola.
5- não sei desculpa.
6- não sei também desculpa.
7- Sua principal teoria baseava-se na ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado.
8- não sei desculpa.
9- As suas ideias influenciaram a burguesia da Europa, já que estavam no século XVIII e sua teoria confrontava a economia de mercado implantada pelo monopólio dos reis (época do absolutismo). Além disso, Adam Smith contestava o Feudalismo que ainda existia em diversas áreas da Europa nesta época
10- Adam Smith foi um economista e filósofo social do iluminismo escocês. Ele é visto como pai do liberalismo econômico por defender o livre mercado e a divisão do trabalho, além de outros aspectos e práticas capitalistas.
boa sorte, espero ter ajudado