• Matéria: Artes
  • Autor: danilo100306
  • Perguntado 4 anos atrás

No Renascimento chega a um alto grau de perfeição a chamada “Grande Teoria”, segundo a qual a Beleza consiste na proporção das partes. Ao mesmo tempo, porém, assistimos ao surgimento na mentalidade e na cultura renascentista de forças centrífugas que empurram em direções a uma Beleza inquieta, informe, surpreendente [...]. É preciso, acima de tudo, deixar evidente o caráter fluido e dinâmico de um processo cultural que atravessa tantos as artes quanto a sociedade, e que apenas por alguns breves instantes, e muitas vezes só em aparência , cristaliza-se em figuras determinadas e nitidamentes definidas. E o que se vê, então, é a “maneira” renascentista desaguando no Maneirismo”. (ECO. 2015, p.214) Sobre o Maneirismo, encontre a alternativa correta *
a)Arcimboldi, artista considerado menor ou marginal na Itália, que conheceu sucesso e notoriedade na corte dos Habsburgos, surpreendeu com suas composições, seus retratos com rostos compostos por objetos, vegetais, frutos e assim por diante, espantendo e divertindo os espectadores. Podemos afirmar que a Beleza em Arcimboldi é extremamente classicista, obedecendo todos os cânones renascentista.
b) Durante muito tempo acreditou-se que os maneiristas deviam estar confinados em um breve parêntese entre o Renascimento e o Barroco; hoje se reconhece que grande parte da era renascentista (Trecento e Quattrocento) foi maneirista.
c) A representação da Beleza cresce em complexidade, remete-se à imaginação, mais que o intelecto, criando regras novas para si mesma. A Beleza maneirista exprime uma laceração do espírito apenas velada: é uma Beleza rústica ignorante e interiorana. O que a tornava repudiada pela aristocracia.
d) A Beleza clássica é percebida como vazia, desprovida de alma: a ela os maneiristas opõem uma espiritualização que, para fugir do vazio, se lança para o fantástico: suas figuras se movem no interior de um espaço irracional e deixam emergir uma dimensão onírica ou, em termos contemporâneos, “surreal”.
e) A crítica às doutrinas que reconduziam o Belo às proporções tem sua desforra contra as belas proporções minuciosamente calculadas de Leonardo ou de Caravaggio: os maneiristas privilegiam as figuras com aspecto estático, em particular com serenidade.

Respostas

respondido por: 10451183
2

Resposta:

No meu ponto de vista seria a alternativa (a)

Explicação:

Cultura renascentista

Racionalismo - a razão era o único caminho para se chegar ao conhecimento, e que tudo podia ser explicado pela razão e pela ciência. Cientificismo - para eles, todo conhecimento deveria ser demonstrado através da experiência científica.

O Maneirismo foi um estilo e um movimento artístico que se desenvolveu na Europa aproximadamente entre 1515 e 1600 como uma revisão dos valores clássicos e naturalistas prestigiados pelo Humanismo renascentista e cristalizados na Alta Renascença.

Traduzido do inglês-Giuseppe Arcimboldo foi um pintor italiano mais conhecido por criar cabeças de retratos imaginativas feitas inteiramente de objetos como frutas, vegetais, flores, peixes e livros. Essas obras formam uma categoria distinta de suas outras produções.

o objetivo do maneirismo

Nesse sentido, o Maneirismo foi uma arte de protesto e de oposição à autoridade clássica e às estruturas sociais coletivas de atribuição de valor.

 Espero ter ajudado, tenha um ótimo dia e bons estudos

Perguntas similares