(UFSCAR-SP) A oração “Vasculhou os bolsos o loiro sueco”, extraída de Gabriela, cravo e canela, obra de Jorge Amado, com a substituição do complemento verbal por um pronome oblíquo, equivale a:
a) Vasculhou-o os bolsos.
b) Vasculhou-se o loiro sueco.
c) Vasculhou-lhe os bolsos.
d) Vasculhou-lhes o loiro sueco.
e) Vasculhou-os o loiro sueco.
Respostas
Resposta:
LETRA E)
Vasculhou-os o loiro sueco.
Explicação:
Na ordem direta, a oração em questão fica “O loiro sueco vasculhou os bolsos”. “Loiro sueco” funciona como sujeito, “os bolsos” funciona como objeto direto, e “vasculhou” funciona como verbo da oração. Como o complemento verbal tem um substantivo masculino plural como núcleo, pode ocorrer a substituição pelo pronome oblíquo átono os.
Essa oração com pronome oblíquo corresponde a:
e) Vasculhou-os o loiro sueco.
Pronomes pessoais oblíquos
São os pronomes usados para substituir nomes de pessoas ou coisas, mas que ocupam a posição de complemento verbal na oração, ou seja, são os termos alvos das ações indicadas pelo verbo.
No caso dessa atividade, o complemento do verbo "vasculhar" é "os bolsos". É importante notar que o termo "o loiro sueco" não é complemento verbal, mas sim sujeito dessa ação.
Como esse complemento não se introduz por preposição, é objeto direto. Logo, deve ser substituído pelo pronome oblíquo "os". Assim:
vasculhou os bolsos => vasculhou-os
Mais sobre complementos verbais em:
https://brainly.com.br/tarefa/470470
#SPJ2