Leia o texto a seguir:
“As mulheres tinham trabalhos dentro e fora de casa. Por suas mãos a família se vestia, comia e obtinha iluminação, tendo em vista que tecidos, alimentos e velas eram geralmente produção caseira. No século XVIII, as mulheres das colônias dificilmente ficavam solteiras, casando-se por volta dos 24 anos – bem mais tarde que as mulheres europeias do período. Já no século XIX, o autor francês Alexis de Tocqueville notaria que as mulheres da América eram muito mais liberadas do que as europeias.” (KARNAL, Leandro. História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI. São Paulo: Contexto, 2015. p. 67).
1. De acordo com o texto, o papel desempenhado pelas mulheres no contexto das Treze Colônias dos EUA: *
1 ponto
a) era marcado pela submissão e falta de liberdade. O ideal de educação feminina estava vinculado à ideia da falta de liberdade das mulheres. Elas só poderiam, por exemplo, sair de suas casas com a permissão do seu esposo
b) era restrito à atividade doméstica sem produtividade alguma. A mulher cabia, com exclusividade, os afazeres domésticos e a educação dos filhos. Qualquer atividade que pudesse envolver remuneração era proibida às mulheres.
c) não tinham nenhuma expressividade. As mulheres tinham uma única função na sociedade colonial dos Estados Unidos, a de gerar filhos saudáveis. Esse ideal encontrava heranças no Império Romano, de onde vieram a maioria dos colonos.
d) era decisivo para a economia e produção de utensílios domésticos. As mulheres eram responsáveis pela fabricação, por exemplo, a fabricação de velas e roupas. Embora ainda não ocupassem espaço nos trabalhos fora de casa, as mulheres eram importantes na manutenção da economia colonial.
2. 2. Em 1620 chegaram aos Estados Unidos, a bordo do navio Mayflower, um grupo de colonos puritanos (calvinistas) e fundaram a colônia de Massachusetts. Ficaram conhecidos como “Pais Peregrinos”. Sobre a religiosidade desses colonos e sua atuação nos Estados Unidos, a partir da fundação de colônias mais ao norte dos Estados Unidos, assinale a alternativa correta: *
1 ponto
a) Esses colonos eram, em sua maioria, perseguidos religiosos na Inglaterra, por serem adeptos do calvinismo puritano. A ética religiosa desses colonos favoreceu o desenvolvimento econômico das colônias, uma vez que para eles o trabalho e o enriquecimento na terra garantia o reino dos céus.
b) Esses colonos eram, em sua maioria, perseguidos religiosos na Inglaterra. Eram quase todos católicos e desde a criação da igreja anglicana, igreja oficial da Inglaterra, passaram a ser perseguidos e expulsos de suas terras. Acabaram, portanto, mudando-se para a América.
c) Esses colonos permaneceram pouco tempo na colônia. A não adaptação dos colonos às novas terras, as condições climáticas e a religiosidade indígena levou grande parte desses colonos a desistirem das terras e migraram para o Brasil, por exemplo
d) De origem judaica, estes colonos vieram para a América fugindo da perseguição religiosa que sofriam na Europa. Na América também foram perseguidos. Muitos deles converteram-se ao cristianismo para não serem perseguidos pela inquisição.
Respostas
respondido por:
17
1 - Na época da colonização americana as mulheres detinham de importante papel, afinal, elas que produziam utensílios domésticos, fabricação de roupas e velas, então, a alternativa correta é letra D.
Assim, as mulheres americanas se diferiam das demais que só tinham como função ser dona de casa e servir o marido.
2 - Os calvinistas eram perseguidos na Europa e com a sua chegada na colonização América eles acabaram disseminando o trabalho e o enriquecimento como forma de chegar ao céu, então, a alternativa correta é letra A.
Assim, as pessoas foram adeptas e começaram a desenvolver a colônia de uma maneira muito grande.
Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/29333954
Anexos:
Anônimo:
moça
respondido por:
11
Resposta:
1-D
2-A
Explicação:
confia que ta certo...
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás