• Matéria: Sociologia
  • Autor: zezinha55
  • Perguntado 4 anos atrás

4-A Antropologia ao longo de sua existência tem desenvolvido teorias sobre a questão cultural. Sendo assim, assinale a alternativa que corresponda as informações INCORRETAS:I- Bronislaw Malinowski antropólogo culturalista adepto do particularismo histórico, considerava as diferenças entre as culturas de forma não-linear, como histórias que transcorrem lado a lado, ou seja, não há um único caminho obrigatório de estágios evolutivos para as culturas, mas percursos diferenciados. II- Estruturalismo; O principal estudioso do estruturalismo na antropologia foi Claude Lévi-Strauss (1908 - 2009). O estruturalismo na antropologia demonstrou que as sociedades consideradas primitivas não representavam uma etapa atrasada na história da humanidade. O estruturalismo permitiu relativizar o pensamento e entender que a maneira de organização das sociedades depende das estruturas culturais. Suas principais obras são: Antropologia estrutural I e II, Raça e História, Tristes Trópicos, As estruturas elementares de parentesco, etc. III- Franz Boas buscava compreender as instituições sociais de uma perspectiva universalista. O funcionalismo de Malinowski inspirou muitos trabalhos e inaugurou novos campos de estudos e metodologias. Ele enfatizava a importância de estudos sobre comportamento social e as relações sociais em seu contexto cultural concreto, estabelecendo um novo paradigma metodológico que substituía o método histórico especulativo pela etnografia baseada na observação participante. IV- A Antropologia Interpretativa analisa a cultura como hierarquia de significados, pretendendo que a etnografia seja uma descrição densa de interpretação escrita. Nessa perspectiva é crucial a leitura da leitura que os nativos fazem de sua própria cultura. Seu principal teórico foi Clifford Geertz e suas principais obras são: A Interpretação das Culturas, O Saber Local, Observando o Islã, etc. V- Relativismo cultural é uma perspectiva da Antropologia que vê diferentes culturas de forma livre de etnocentrismo, o que quer dizer sem julgar o outro a partir de sua própria visão e experiência. Como conceito científico, o relativismo cultural pressupõe que o investigador tenha uma visão neutra diante do conjunto de hábitos, crenças e comportamentos que a princípio lhe parecem estranhos, que resultam em choque cultural. Relativizar é deixar o julgamento de lado, assim como se afastar da sua própria cultura a fim de entender melhor o outro. *
c)- I, II, III
d)- II, III, V
a)- II, IV, V
e)- somente a V
b)- I, III
5- Sobre o conceito de Etnocentrismo e as consequências decorrentes das posturas etnocêntricas, assinale o que for correto. I- O Etnocentrismo é uma teoria elaborada e desenvolvida por diversos cientistas para explicar as alterações sofridas pelas diversas espécies de seres vivos ao longo do tempo, em sua relação com o meio ambiente onde elas habitam. II- O conceito de etnocentrismo parte do estudo do grande choque e da grande estranheza que se dá no encontro de dois ou mais grupos diferentes. Surge, então, o grupo do eu e o grupo do outro, tendo o primeiro como real, absoluta e principal referência e o segundo como algo exótico, excêntrico, anormal, estranho e primitivo. III- Etnocentrismo está relacionado a dificuldade na aceitação de diversidades entre sociedades diferentes, porque os seres humanos tendem a tomar seu grupo como medida para avaliar os demais. Cada sociedade considera-se superior e olha com desprezo os outros. IV- O etnocentrismo foi um dos responsáveis pela geração de intolerância e preconceito - cultural, religioso, ético e político – ao longo da história. Manifesta-se ainda na ideologia racista, com as noções de supremacia do branco sobre o negro ou de uma etnia sobre as outras. V- O etnocentrismo afeta todas as pessoas, em todas as culturas do globo, em maior ou menor grau. O pensamento etnocêntrico torna-se um perigo quando inculca ideias de superioridade racial e cultural. Isso porque ele coloca um grupo étnico no centro de tudo, limitando ou impedindo qualquer outra possibilidade de existência. *
e)- II,III, IV, V
b)- I, III,V
d)- II, III, V
a)- II, IV, V
c)- I, II, III​

Respostas

respondido por: kathelyn0estudo
3

Resposta:4 é correto afirma que a alternativa correta é a letra b. I e III.

A cinco é correto afirma que a alternativa (E)

Explicação:

A cabei de fazer a prova e estava correto.

4)-

I- Bronislaw Malinowski antropólogo culturalista adepto do particularismo histórico, considerava as diferenças entre as culturas de forma não-linear, como histórias que transcorrem lado a lado, ou seja, não há um único caminho obrigatório de estágios evolutivos para as culturas, mas percursos diferenciados.

III-Franz Boas buscava compreender as instituições sociais de uma perspectiva universalista. O funcionalismo de Malinowski inspirou muitos trabalhos e inaugurou novos campos de estudos e metodologias. Ele enfatizava a importância de estudos sobre comportamento social e as relações sociais em seu contexto cultural concreto, estabelecendo um novo paradigma metodológico que substituía o método histórico especulativo pela etnografia baseada na observação participante.

5)-

II-O conceito de etnocentrismo parte do estudo do grande choque e da grande estranheza que se dá no encontro de dois ou mais grupos diferentes. Surge, então, o grupo do eu e o grupo do outro, tendo o primeiro como real, absoluta e principal referência e o segundo como algo exótico, excêntrico, anormal, estranho e primitivo.

III- Etnocentrismo está relacionado a dificuldade na aceitação de diversidades entre sociedades diferentes, porque os seres humanos tendem a tomar seu grupo como medida para avaliar os demais. Cada sociedade considera-se superior e olha com desprezo os outros.

IV- O etnocentrismo foi um dos responsáveis pela geração de intolerância e preconceito - cultural, religioso, ético e político – ao longo da história. Manifesta-se ainda na ideologia racista, com as noções de supremacia do branco sobre o negro ou de uma etnia sobre as outras.

V- O etnocentrismo afeta todas as pessoas, em todas as culturas do globo, em maior ou menor grau. O pensamento etnocêntrico torna-se um perigo quando inculca ideias de superioridade racial e cultural. Isso porque ele coloca um grupo étnico no centro de tudo, limitando ou impedindo qualquer outra possibilidade de existência.  

Perguntas similares
4 anos atrás