Na segunda metade do século XVIII Portugal era uma nação com uma economia frágil, com altas dívidas com a Inglaterra. As minas de ouro do Brasil estavam se esgotando e Portugal adotou medidas de maior controle sobre sua exploração, como o aumento da fiscalização nas minas. E adotou a cobrança dos impostos chamados quinto e derrama. Reagindo a essas medidas do governo português, um grupo de colonos, parte da elite mineira, planejaram uma rebelião contra a Coroa Portuguesa.
01 – Quais eram as ideias e os movimentos em que esses rebeldes baseavam-se? *
1 ponto
a) Durante o século XVIII o mundo ocidental passava por inúmeras transformações. Nos Estados Unidos, em 1799 ocorreu o processo de sua independência e em 1789, na França, ocorreu a Revolução Francesa. Esses movimentos foram diretamente influenciados pelas ideias iluministas.
b) Os conjurados em Minas Gerais utilizavam de ideias socialistas. Naquele momento, essas ideias estavam influenciando inúmeras transformações, principalmente no território da Rússia.
c)No século XVIII ocorreram inúmeras revoluções na Europa sob a influência do Anarquismo. Esse movimento acabou por influenciar diretamente a formulação e a ideologia por trás dos desejos dos colonos de Minas Gerais.
d) Os conjurados de Minas Gerais formularam ideias que os orientavam a se tornarem uma política liberalista. Os colonos teriam liberdade de mercado para comercializarem seus ganhos nas minas
02 – Os impostos cobrados aos mineradores, bem como o controle da coroa portuguesa quanto a exploração do ouro aumentaram a insatisfação dos colonos, e com isso ocorreu a Conjuração Mineira em 1789. Em sua maioria, os participantes da conjuração eram figuras de destaque da sociedade mineira. Como por exemplo, o juiz de Vila Rica, Tomás de Antônio Gonzaga, o contratador Joaquim Silvério dos Reis e Joaquim José da Silva Xavier, militar, tropeiro, garimpeiro que por ser um dentista prático foi apelidado de Tiradentes. O que pretendiam esses conjurados ao unirem-se nesse movimento separatista? *
1 ponto
a)Os conjurados de Minas Gerais pretendiam eliminar definitivamente a escravidão da região e do Brasil como um todo. Com a adoção da abolição da escravidão os colonos desejam eliminar a desigualdade e o preconceito racial.
b)Na Conjuração Mineira existia a pretensão de instaurar na região um vice-reino de Portugal. Assim o controle da exploração das minas de ouro seria mais organizado e a possibilidade de fraudes e contrabando diminuiria.
c) Esses conjurados em Minas Gerais pretendiam separar a região das Minas Gerais e fundar uma República, promover o perdão de suas dívidas e a criação de uma Casa da Moeda na região. Também pretendiam a criação de uma Universidade em Vila Rica.
d)Os conjurados mineiros desejavam tomar o poder da região por meio de um golpe militar. Sob a possibilidade da criação de uma república e a eliminação do sistema monárquico, a nova pátria seria inscrita sobre lemas positivistas.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
1=a
2=c
Explicação:
Espero q os ajudem ;3
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás