a)- Explique como Getúlio Vargas chegou ao poder em 1930.
b)-Explique porque São Paulo organizou a Revolução Constitucionalista de 1934. Quem venceu essa revolta?
c)- Durante o Governo Constitucional foi aprovada uma nova constituição. Cite 3 características da Constituição de 1937.
d)- Explique as diferenças entre as Constituições de 1891 e a Constituição de 1934. O que aconteceu principalmente sobre a participação das mulheres na política.
e)-Explique porque o Estado Novo (1937-1945) é considerado um período ditatorial de Getúlio Vargas.
Respostas
Resposta:
(a) Getúlio Vargas chegou ao poder por meio da revolução de 1930. Essa revolução aconteceu após Getúlio perder as eleições daquele mesmo ano para o candidato Paulista Júlio Prestes. Inconformado, Getúlio e a oposição conseguiu arregimentar forças e liderar a revolta.
(b) A revolução constitucionalista de 1932 foi uma revolta ocorrida no Estado de São Paulo contra o governo de Getúlio Vargas. As elites paulistas buscavam reconquistar o comando politico que haviam perdido com a revolução de 1930, pediam a convocação de eleições e a promulgação de uma constituição.
(c)* Caberia ao presidente nomear os interventores (governadores estaduais) e estes deveriam nomear as autoridades municipais.
- * A justiça eleitoral e os partidos políticos foram extintos.
- * suspenso o direito de mandado de segurança ou ação popular.
(d) A constituição de 1891 foi á primeira da republica brasileira, nela vigorou os três poderes e o estado laico. As diferenças entre a constituição de 1981 e a de 1934, apesar de serem poucos anos é bem grandes.
Na constituição de 1934 foi instituido o voto secreto e liberado o voto feminino. Foi criada a justiça do trabalho e as leis trabalhistas.
(e) Foi o estado da Era Vargas que se iniciou em 1937 e terminou em 1945 e que ficou caracterizado por seu caráter ditatorial... A característica principal de Estado Novo era o fato de ter sido propriamente um regime ditatorial inspirado no modelo nazifascista europeu, então em voga á época.