Respostas
Resposta:
Com o auxílio da inteligência artificial, computadores são capazes de apreender certos padrões de linguagem e realizar análises e deduções lógicas.
Inteligência artificial é tema de estudo de Marcelo Finger - Professor da USP discute os avanços da Ciência da Computação no Brasil
Um dos focos da sua pesquisa é em inteligência artificial. Poderia nos explicar o que é inteligência artificial? MF – A inteligência humana é muito distinta das capacidades dos computadores. Computadores são bons em realizar tarefas repetitivas muito rapidamente, enquanto o cérebro humano é capaz de realizar previsões, aprender padrões visuais e de linguagem e realizar análises e deduções lógicas. A inteligência artificial visa buscar maneiras de estreitar esse vão entre a inteligência natural e o caráter repetitivo das máquinas.
Poderia nos dar exemplos de inovações que hoje já foram aplicados em produtos no mercado, mas que nós, leigos, nem nos damos conta? MF – Há diversas aplicações que empregam técnicas de inteligência artificial, e muitas outras virão. Qualquer tradutor de internet entre duas línguas é baseado em inteligência artificial. Quando buscamos ao telefone serviços em várias operadoras telefônicas, somos atendidos por uma gravação que (às vezes) entende o que falamos, que é baseado em inteligência artificial. Corretores gramaticais acoplados a editores de texto são baseados em inteligência artificial. E a lista continuaria por várias páginas.
Disponível em: artificial-e-tema-de-estudo-de-marcelo-finger.html>
Acesso em: 28 jun. 2014 (fragmento adaptado).
Explicação: