• Matéria: História
  • Autor: JuuhMeloo
  • Perguntado 4 anos atrás

AJUDAAAA URGENTEE

Quais fatores contribuíram para a permanência de um quadro de, segregação e pobreza da população negra?


Anônimo: tenho 7 anoes russos
Anônimo: paga via butequin do cleitin

Respostas

respondido por: Himawari06
1

Resposta:

A segregação racial consiste na separação de determinado grupo social por conta de suas características físicas, seu fenótipo. Essa prática é baseada em ideários higienistas, que classificam a humanidade em raças, atrelando traços culturais, intelectuais e habilidades a fatores biológicos e genéticos. A eugenia gerou muitas catástrofes ao longo da história — guerras, colonizações, escravidão, genocídio — como o nazismo, que exterminou mais de oito milhões de pessoas, entre judeus, ciganos, negros, homossexuais.

Os efeitos da segregação racial foram muito severos em países como EUA e África do Sul, pautados por legislações segregacionistas. No Brasil, após a abolição da escravatura, esse fenômeno fortaleceu-se no tecido social e nos meandros culturais pela inação estatal em relação à população negra.

Leia mais: Etnocentrismo – visão de mundo preconceituosa que fundamenta a segregação racial

Origem da segregação racial

A segregação racial é um fenômeno milenar. Em toda a história humana, há exemplos de determinados grupos étnicos subjugados por outros com implicações de mobilidade geográfica e social. As três nações que serão especificamente mencionadas neste texto têm como ponto comum a fundação colonial ancorada num sistema econômico escravagista como origem histórica de sua experiência de segregação, principalmente nos séculos XIX e XX.

No século XXI, os movimentos migratórios ao redor do mundo têm despertado em alguns países o nacionalismo exacerbado e manifestações de xenofobia, o que também conflui para segregação de estrangeiros em guetos e discriminação étnico-racial.

A segregação racial exclui grupos de pessoas por conta de suas características físicas ligadas à etnia.

A segregação racial exclui grupos de pessoas por conta de suas características físicas ligadas à etnia.

Formas de segregação

A segregação racial pode dar-se de maneira formal e informal, por meio de leis, repressão violenta ou de regras culturais de convivência.

Se observarmos países em que ocorreu segregação institucional, como a África do Sul, veremos que, durante o apartheid, havia uma legislação discriminatória nas mais diversas áreas; remoções forçadas; detenções sem julgamento; repressão estatal à livre circulação por meio de leis de passe, pelas quais só seria possível ir a determinadas regiões portando autorização que deliberadamente não era concedida; e proibições sociais e econômicas, como realizar casamentos inter-raciais, frequentar lugares públicos e candidatar-se a trabalhos industriais.

As formas culturais de segregação manifestam-se sem necessariamente valer-se de dispositivos legais ou repressão para que sejam cumpridas. Sua força reside em constranger indivíduos segregados a compreenderem sua exclusão como consequência de erros pessoais ou como um destino natural reservado a eles. Elas se somam a mecanismos institucionais que bloqueiam, por exemplo, a ascensão econômica, intelectual e política de determinados grupos étnicos.


JuuhMeloo: q*
Anônimo: eu tava treeinando confia
JuuhMeloo: sei
Anônimo: cade a sakkura
JuuhMeloo: sumiu
JuuhMeloo: jutsu sumidao
Anônimo: kk
Anônimo: jutsu bola de fire
JuuhMeloo: KKKAKKAKKAKKAKAKAKAKKAKAK
Himawari06: voltei
Perguntas similares