• Matéria: Química
  • Autor: oliverju42
  • Perguntado 4 anos atrás

1. Considere a equação da formação do fosfato de cálcio, a partir do óxido de cálcio e do pentóxido de fósforo. Faça o balanceamento da equação e responda quantos mols de óxido de cálcio (CaO) são necessários para produzir de 4 mol de fosfato de
cálcio (Ca₃(PO₄)₂)? *


a) 42 mols
b) 35 mols
c) 24 mols
d) 12 mols
e) 3 mols​

Anexos:

Respostas

respondido por: Max00212
0

Resposta:

d) 12 mols

Explicação:

Primeiro precisamos balancear a equação.

Para isso vamos contar quanto de cada elemento tem nos reagentes e no produto, se tiverem a mesma quantidade a equação está balanceada.

CaO + P2O5 ⇒ Ca3(PO4)2

reagentes: CaO + P2O5

Ca: 1

O: 6

P:2

produtos: Ca3(PO4)2

Ca: 3

O: 8

P: 2

Como a quantidade de cálcio (Ca) e oxigênio (O) não estão igualadas vamos precisar balancear a equação, existem vários métodos de balanceamento, irei utilizar pelo método da tentativa, neste realizamos a  escolha arbitrária dos coeficientes estequiométricos até que se igualem as quantidades dos átomos de reagentes e produtos, sendo feita na ordem metal, ametal, carbono hidrogênio e oxigênio.

CaO + P2O5 ⇒ Ca3(PO4)2

Começando pelo metal, que no caso da equação é o cálcio temos nos reagentes apenas 1 e nos produtos 3, para igualar vamos acrescentar o número 3 na frente da molécula de óxido de cálcio, indicando que na reação tem 3 da mesma na equação.

3CaO + P2O5 ⇒ Ca3(PO4)2

Em seguida o ametal, que nesta equação é o fósforo, temos 2 nos reagentes, e 2 no produto, então a quantidade de mols do elemento fósforo na equação já está balanceada

A equação não apresenta carbono e hidrogênio, então iremos para o oxigênio.

Em relação ao oxigênio tínhamos inicialmente 6 nos reagentes e 8 nos produtos, mas como adicionamos o 3 na frente da molécula de óxido de cálcio, temos 8 nos reagentes e produtos, sendo assim a quantidade de oxigênio está balanceada.

Sendo assim nossa equação balanceada ficou:

3CaO + P2O5 ⇒ Ca3(PO4)2

(três moléculas de óxido de cálcio mais uma molécula de fosfato de cálcio gerando uma molécula de fosfato de cálcio)

obs: balanceamos a equação por causa da lei de Lavoisier

Com a equação balanceada conseguimos resolver a questão com pensamento lógico e regra de três, se pra produzir uma molécula de fosfato de cálcio eu preciso de três moléculas de óxido de cálcio, para produzir 4 moléculas de fosfato de cálcio, eu vou precisar de quanto óxido de cálcio?

1 - 3

4 - X

aplicando regra de três temos:

X = 4 . 3

X = 12

Espero que tenha ajudado

Perguntas similares