A Embriologia estuda o processo de formação e desenvolvimento do indivíduo desde o zigoto até o nascimento. Ao longo do crescimento embrionário, alguns genes são ativados e outros desativados. Dessa maneira, surge a diferenciação celular, ou seja, tipos celulares com formatos e funções distintos, que organizam os diversos tecidos e, posteriormente, formarão os órgãos. Na espécie humana, é correto afirmar que as principais fases do desenvolvimento do embrião são, na devida ordem:
a.
organogênese, clivagem e gastrulação.
b.
clivagem, organogênese e gastrulação.
c.
clivagem, gastrulação e organogênese.
d.
gastrulação, clivagem e organogênese.
e.
gastrulação, organogênese e clivagem.
Respostas
Resposta:
RESPOSTA- C
Explicação:
Clivagem
durante as divisões, há a formação de um maciço celular com algumas dezenas de células, denominado mórula. Progressivamente, o número de células aumenta, e há o surgimento de uma cavidade interna denominada blastocele, esta sendo preenchida de líquido sintetizado por algumas de suas células
Segmentação
Nesta, ocorrem diversas divisões denominadas clivagens, dando origem a blastômeros. Tais eventos podem ocorrer em todo o zigoto, ou não, sendo este fato, e também a velocidade de divisão, influenciados pela quantidade de vitelo: quanto maior a sua concentração, menor a velocidade das clivagens.
Gastrulação
As células da blástula se rearranjam. Células migradas para a região interna (endoderma e mesoderma) serão, posteriormente, diferenciadas em músculos e órgãos internos; e as superficiais (ectoderma), em sistema nervoso e pele.
Resposta:c.
clivagem, gastrulação e organogênese.
Explicação: