• Matéria: Sociologia
  • Autor: DaniellBarretoo
  • Perguntado 4 anos atrás

“O fato fundamental no progresso ou na decadência das nações é a religião, a moral ou um bom governo, mais o fator racial. A pureza racial, se a raça for bem dotada, é a condição necessária e suficiente para que se realize o progresso da sociedade e da civilização, e para que fique obstada sua degenerescência e seu consequente extermínio. Toda mistura é uma contaminação que vicia as fontes do progresso. Afirmo que existe uma desigualdade das raças quanto ao seu valor: umas são superiores e outras inferiores. Das Três raças originariamente existentes – a branca, a amarela e a negra – a primeira, particularmente o seu ramo ariano, mostrou-se a mais criadora...” Conde de Gobineau, citado por Nei Lopes em Racismo explicado aos meus filhos. A partir da leitura atenta do texto e dos conhecimentos sociológicos, a opção defendida por Gobineau no texto é: *

8 pontos

a) A ideias representadas no texto se filiam à corrente teórica do Racismo Científico, que fundamentou algumas políticas adotadas por governos brasileiros no início do século XX.

b) O texto nos remete ao etnocentrismo, corrente teórico-metodológica que defende a superioridade da “raça” ariana em relação as demais “raças”.

c) A visão predominante no texto converge com a abordagem positiva que os modernistas, no início do século XX, deram a respeito da miscigenação no Brasil.

d) As ideias defendidas por Gobineau refletem a influência do relativismo cultural na cena intelectual do seu tempo, o que se percebe na relação da pureza racial - progresso cultural.

e) Os princípios que orientam a corrente teórica de Gobineau coincidem com aqueles adotados pelos formuladores de políticas públicas existentes no Brasil atualmente, como as cotas raciais.​

Respostas

respondido por: aldilene045
2

Resposta:

eu ajo que é alerta c se teve entrada mim desculpa tá

respondido por: carlosxp17
3

Resposta:

Explicação:

Letra c! Espero ter ajudado.

Perguntas similares