O que é mais certo é que a queda da Bastilha levou a revolução para as cidades provincianas e para o campo. As revoluções camponesas são movimentos vastos, disformes, anônimos, mas irresistíveis. O que transformou uma epidemia de inquietação camponesa em uma convulsão irreversível foi a combinação dos levantes das cidades provincianas com uma onda de pânico de massa, que se espalhou de forma obscura mas rapidamente por grandes regiões do país (...).
HOBSBAWM, Eric. A Era das Revoluções. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997, p. 94.
O trecho acima faz uma referência direta ao seguinte episódio ocorrido durante a Revolução Francesa:
Opção D - A formação do parlamento da Convenção Nacional, em que girondinos e jacobinos se enfrentaram pelo poder na França.
Opção C - O período do Grande Terror, em que os jacobinos assumiram o poder por meio de Robespierre, que acabou governando de forma tirânica.
Opção A - a) A instalação do governo de Napoleão Bonaparte a partir das eleições e do voto popular.
Opção B - O processo de julgamento e execução de Luis XVI e Maria Antonieta após a Tomada da Bastilha.
Opção E - A Noite do Grande Medo, ocorrida após a Tomada da Bastilha, em que camponeses passaram a queimar propriedades rurais como uma forma de protesto contra a exploração feudal.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
LETRA D
Explicação:
respondido por:
0
Resposta:
Explicação:
Letra D
Uma das causas de insatisfação dos franceses durante o século XVIII foi a crise de subsistência, resultado de más colheitas. Os trabalhadores rurais, além de terem que lidar com a fome, tinham seu principal meio de vida, a venda de produtos agrícolas, prejudicado. Por isso, os camponeses se mostraram insatisfeitos e reagiram com saques e linchamentos a nobres, atos que configuraram o Grande Medo.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás