• Matéria: Biologia
  • Autor: biel18100
  • Perguntado 4 anos atrás

Fale sobre a classificação de lixo Industrial e seu descarte.​

Respostas

respondido por: coelinha35
0

Resposta:

O lixo industrial é aquele lixo gerado pelos processos de produção das indústrias, e sua composição, e demais características, de acordo com o tipo de indústria.

O descarte do lixo industrial em locais inapropriados tem gerado sérios impactos no meio ambiente, como a poluição do solo e dos cursos de água (rios, mares, lagos, oceanos, lençóis freáticos).Os tipos de resíduos possuem um destino específico e nem todos estão de acordo com as leis ambientais. De certo modo, o lixo Industrial é classificado de três maneiras: os contaminantes e tóxicos(classe 1- perigosos),possivelmente contaminante(classe 2- não-inertes),e os não contaminantes(classe 3-inertes).

Segundo o tipo de resíduos eles são classificados em: Resíduos Sólidos: esses tipos de resíduos industriais são amontoados e enterrados em locais específicos (aterros industriais), o que pode causar sérios danos de contaminação no solo e no lençol freático (águas subterrâneas);  Resíduos Líquidos: sem nenhum tipo de tratamento, a maioria das indústrias lançam esse tipo de resíduos nos rios e mares, comprometendo os cursos de água;  Resíduos Gasosos: proveniente das fumaças lançadas pelas chaminés das indústrias, esses resíduos são lançados na atmosfera sem passar por tratamento prévio.

Visto que muitos resíduos industriais são tóxicos, corrosivos, inflamáveis e com alto teor poluente, como principais consequências temos a contaminação dos ecossistemas, diminuição da biodiversidade e ainda, a proliferação de diversos tipos de doenças.  Em caso de contaminação e comprometimento dos resíduos lançados no ambiente, a própria indústria é responsável, podendo pagar indenizações altas, dependendo da poluição.

Uma vez que se trata de resíduos de diversas natureza, alguns deles podem ser reciclados, por exemplo, os plásticos, vidros, papéis,além deles, na indústria de alimentos alguns podem passar pelo processo de reciclagem derivando por exemplo, em rações para animais.

No entanto, muitos dos resíduos industriais não são recicláveis como os produtos tóxicos derivados de materiais químicos.

Mas,e como faz o descarte dos lixos industriais?

Através do: Coprocessamento

O coprocessamento transforma os resíduos em combustíveis para fornos industriais cimentícios, de modo que não gera gases poluentes, onde a alta temperatura da chama, o tempo de residência dos gases, turbulência no interior do forno e outros parâmetros da produção de cimento são superiores aos que são exigidos para a destruição segura dos resíduos perigosos.

Incineração,Indicado para lixo de classe 1, a incineração é um método eficiente para descartar resíduos corrosivos, reativos, tóxicos, inflamáveis ou patogênicos, as temperaturas para por este método variam de 900 °C a 1250 °C, tendo seu tempo de residência controlado, para que permita a quebra orgânica do resíduo, reduzindo o volume e risco de contaminação do material.

Aterramento ,a secretaria municipal de cada cidade prescreve as normas para o descarte em aterro do lixo industrial, ela destina uma área própria para o descarte de lixo industrial.

É necessário que o aterramento seja feito de forma a ser impermeável, de modo a não contaminar o ambiente.Também é um método utilizado para lixos classe 1.

Materiais como gases, que são mais difíceis de ser trabalhados, passam por tratamentos durante o processo de separação do óleo, passando então por um pós queimador que tem como função eliminar esses gases.

Passando por métodos de segregação e secagem, o material restante pode até ser como matéria prima de outras indústrias.

Reciclagem,o processo de reciclagem é indicado, principalmente para os lixos de classe 3, que não é contaminante. Que podem ser segmentados e enviados para cooperativas de reciclagem.

Sistema de logística reversa

É uma forma de descarte em que a indústria, empresa, poder público e consumidor se responsabilizam pelos resíduos. Faz parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos, sendo um dos pontos mais importantes. Os produtos que fazem parte dos listados na logística reversa são os produtos eletrônicos, óleos lubrificantes, pilhas e baterias, agrotóxicos, lâmpadas e pneus. Sendo inseridos medicamentos, embalagens e outras categorias posteriormente.

Conclusão

Fazer o descarte correto do lixo que sua indústria gera é uma tarefa importante para evitar problemas ambientais. Por isso, entender que tipo de lixo industrial sua empresa gera é fundamental para saber o descarte ideal dele.

Então, esperamos que esse artigo tenha te ajudado a identificar e direcionar o melhor fim para ele.

Espero ter ajudado! :)

Perguntas similares