Após a leitura do quadro acima faça uma pequena histórinha onde você pode montar um diálogo entre duas ou mais pessoas com a frase:
Respeito é bom e eu gosto...
Obs: POR FAVOR ME AJUDEM, PRECISO ENTREGAR ISSO HOJE!!!!!
Respostas
Eram sete horas da manhã e eu estava chegando para mais um dia de aula, estava decidida a não deixar mais que a opressão de meus colegas me colocasse para baixo, hoje eu iria pôr um fim a todo o sofrimento que vim passando e optei por permanecer calada. Hoje seria diferente.
Passei pelos grandes portões de ferro da escola e adentrei o colégio. Logo pude sentir os olhares e cochichos que se formavam diante de mim. Tudo isso começara desde que aquele vídeo saiu, eu esperava que isso passasse conforme o tempo fosse correndo, mas não.
Beatrice e seu séquito estavam me olhando como se estivessem enojadas, e eu só precisei de um pouco de coragem para chegar até lá e dizer:
-"Qual é o problema?"
-"Olhem meninas, parece que a Júlia resolveu ir contra o sistema." - Ela ria e era seguida pelas suas amigas.
-"O que tem tanta graça?"- perguntei.
-"Ih, garota, saia! Não posso ser vista falando com gente como você!"
-"Gente como eu? Gente forte, determinada e normal? Gente que é vítima de preconceito e discriminação?" - eu disse querendo aproveitar aquela coragem súbita que brotava em meu peito.
-"Não, gente que tem costumes de porco, gente que não tem sangue puro, gente como você" - engoli em seco aquelas palavras.
-"Então todo o problema é esse? O seu preconceito enraizado por conta da cultura do país do qual eu venho, dos meus costumes? Já parou para pensar que seus costumes são estranhos para mim também? Você nem deve pensar mesmo, use seu cérebro para coisas edificantes, Beatrice! Desde que cheguei aqui não a vi fazendo nada que adicionasse positivamente a sociedade, se ama tanto o seu povo 'puro', mostre! Até entendo seu ponto de vista mas não vou aturar preconceito da parte de mais ninguém, xenofobia é crime! Respeito é bom e eu gosto! Passar bem!"