• Matéria: Português
  • Autor: rosanaleticia590
  • Perguntado 4 anos atrás

(FGV)

Voltou dali a duas semanas, aceitou casa e comida sem outro estipêndio, salvo o que quisessem dar por festas. Quando meu pai foi eleito deputado e veio para o Rio de Janeiro com a família, ele veio também, e teve o seu quarto ao fundo da chácara. Um dia, reinando outra vez febres em Itaguaí, disse-lhe meu pai que fosse ver a nossa escravatura. José Dias deixou-se estar calado, suspirou e acabou confessando que não era médico. Tomara este título para ajudar a propaganda da nova escola, e não o fez sem estudar muito e muito; mas a consciência não lhe permitia aceitar mais doentes.

Na referência do excerto, escravatura é exemplo de recurso de estilo em que

a) a palavra expressa oposição.

b) a concordância é feita com a ideia de que a palavra expressa e não com a sua forma gramatical.

c) se toma o substantivo abstrato pelo concreto.

d) se muda a construção sintática no meio do enunciado.

e) se utiliza do exagero para evidenciar uma ideia.​

Respostas

respondido por: julia15cspa6gqb
10

Resposta:

c) se toma o substantivo abstrato pelo concreto

Explicação:


rosanaleticia590: muuito obrigada
mluizamedeiros: Explicação: O substantivo escravatura designa um regime de servidão de uma pessoa por outra, sendo, portanto, abstrato. No contexto, o pai do narrador Bentinho emprega a palavra para designar os escravizados de sua propriedade, que estavam doentes, ou seja, nesse caso, o substantivo foi empregado como concreto.
rosanaleticia590: obrigadaa
respondido por: rebecaszmatoss
0

Resposta:

se toma o substantivo abstrato pelo concreto.

Explicação:

O substantivo escravatura designa um regime de servidão de uma pessoa por outra, sendo, portanto, abstrato. No contexto, o pai do narrador Bentinho emprega a palavra para designar os escravizados de sua propriedade, que estavam doentes, ou seja, nesse caso, o substantivo foi empregado como concreto.

Perguntas similares