Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.Eis que segue uma das criações artísticas do poeta Fernando Pessoa. Quais as funções mais predominante? * d) fática e metalinguística c) apelativa e referencial a) poética e apelativa b) emotiva e poética e) fática e poética
Respostas
A função referencial serve para informar sobre algo. Costuma ter um caráter mais impessoal e distante. Não é o que ocorre aqui.
A função fática tem como objetivo principal estabelecer ou interromper a comunicação com alguém, como por exemplo, quando você cumprimenta ou se despede.
A função apelativa ou conativa tem como objetivo convencer o leitor de algo. Muito usada em anúncios.
A função metalinguística é aquela que se utiliza da metalinguagem, ou seja, a linguagem que se refere a ela mesma. Seria o caso de um poema sobre escrever um poema, por exemplo.
A função poética concentra-se na mensagem e tem como marca o uso das palavras em sentido figurado, bem como seu uso cuidadoso. Nessa linguagem há o uso frequente, por exemplo, de metáforas.
A função emotiva tem como objetivo transmitir as emoções de quem escreve ou fala. É marcada por isso de sinais de pontuação, tais como reticências e exclamação, os quais expressam emoções bem marcadas.
Logo, podemos afirmar que no texto, as funções de linguagem mais predominantes são a poética e a emotiva (letra B).