(MACKENZIE) Thomas Hobbes, em sua obra Leviatã, discute a origem da autoridade do soberano, negando sua origem divina, contrapondo a ideia de que o rei nasce da vontade dos homens. Essa forma de governo que marcou a Idade Moderna foi
a) resultado do apoio da aristocracia, que, defrontando-se com problemas de obtenção de renda, encontrou na monarquia centralizada uma nova forma para manutenção de seus privilégios.
b) apoiada pelos camponeses e servos, que, aspirando a libertar-se dos grandes proprietários de terras, passaram a apoiar a política real de unificação e centralização administrativa e judicial.
c) incentivada pelos setores populares urbanos (artesãos e pequenos comerciantes), interessados em neutralizar o poder dos grandes comerciantes e banqueiros nas importantes cidades europeias.
d) a solução para os problemas que a burguesia mercantil enfrentava, pois esta necessitava do poder real forte para efetivar uma política econômica que garantisse as suas possibilidades de expansão.
e) resultado de uma aliança entre o clero e a nobreza rural para apoiar a centralização do poder nas mãos do monarca e assim evitar a ascensão política da burguesia mercantil europeia.
Respostas
Resposta:
d) a solução para os problemas que a burguesia mercantil enfrentava, pois esta necessitava do poder real forte para efetivar uma política econômica que garantisse as suas possibilidades de expansão.
Explicação:
a burguesia naquela época estava querendo mais poder, eu marquei essa resposta em um teste e estava correta
Resposta:
LETRA D)
A solução para os problemas que a burguesia mercantil enfrentava, pois esta necessitava do poder real forte para efetivar uma política econômica que garantisse as suas possibilidades de expansão.
Explicação:
Thomas Hobbes é considerado um dos mais destacados filósofos do absolutismo. Para ele, no “estado de natureza” os homens viviam em permanente conflito, sendo necessária a constituição de uma estrutura de poder capaz de regular a vida social e evitar a desordem e a violência. De acordo com esse intelectual, na sociedade moderna os homens aceitavam viver submetidos a um poder soberano em nome do bem comum. Os reis absolutistas fortaleceram as relações mercantis e fomentaram relações econômicas que foram caracterizadas pelo metalismo, por uma balança comercial favorável e pelo colonialismo.