Respostas
mestiçagem é um tema recorrente em minha obra. O meu trabalho trafega no território do hibridismo. Inúmeras referências culturais são abordadas, não apenas da história oficial, mas também de muitas outras histórias escondidas, obscuras, histórias às margens. Com o objetivo de derrubar fundamentos e descolonizar subjetividades.
A série Polvo, por exemplo, sugere uma reflexão sobre a questão da raça no Brasil. A inspiração inicial para essa série vem da pinturas de castas, típicas da Nova Espanha dos séculos XVII e XVIII, em especial no México Colonial. Nas palavras de Lilia Schwarcz,
Tais pinturas representavam um produto direto da ilustração, assim como buscavam evidenciar de que maneira a mestiçagem do Novo Mundo – marcante no período que se seguiu à conquista – teria enquadrado a diversidade e a hibridez através desse complexo sistema de castas.
O conceito derivava do termo latino castus, cujo sentido literal é “manter puro”, e ele ajudava a determinar de forma rígida graus de hierarquia que giravam em todo da pureza, logo associada à cor branca.
espero q te ajude twt