DADOS IDENTIFICAÇÃO: CHGU – 58 anos – branco, natural de Campinas, procedente de Salvador, divorciado, aposentado.
QUEIXA PRINCIPAL: Dor no membro inferior esquerdo ao deambular.
HISTÓRIA DA DOENÇA ATUAL: Refere que há 1 ano começou a apresentar dor na panturrilha esquerda ao caminhar longas distâncias (± 10 quadras). Dor obrigava a parar de caminhar e cessava após 3-5 minutos permitindo caminhar novamente a mesma distância. Quando a caminhada era morro acima a dor aparecia a distancias mais curtas (± 600 mts). Vinha assim até uma semana quando de forma súbita a dor começou a aparecer à distância de ± 100 metros, cessando também em ± 3 a 5 mim. Nega dor de repouso, alteração de cor na extremidade ou diminuição da temperatura.
HISTÓRIA DA DOENCA PREGRESSA: revascularização miocárdica há 4 anos. Fumante em tratamento; controle irregular.
HISTÓRIA FAMILIAR: Pai falecido aos 61 anos de IAM, era também hipertenso e tinha seqüelas de AVC com 56 anos, mãe viva hipertensa, FILHO ÚNICO.
EXAMES COMPLEMENTARES:
ECO: Hipocinesia difusa do VE – FEVE: 40%
ECG: Ritmo cardíaco sinusal com extra-sistoles ventriculares esporádicas. Alargamento de ST.
Raio-X: Sem alterações em campo pulmonar, com aumento de área cardíaca >0,5.
EXAME FÍSICO: Peso 75 kg, altura 1,68, PA 170/95, FC 118 bpm, FR 20. Cicatriz de esternotomia e de retirada de safena na coxa direita. Ausculta cardíaca sem alterações, ausculta cervical com sopro sistólico em ambas as carótidas, abdome globoso de difícil palpação, sopro sistólico ++/4 ao nível da cicatriz umbilical. Pulsos femorais palpáveis. Pulsos distais a esquerda impalpáveis. A direita palpável mas fracos (++/4 poplíteo, Tibial anterior e Tibial posterior). Trofismo mantido em ambos os pés com diminuição de pelos no esquerdo. Final de Doppler presente em ambos os pés.
Baseado no caso clínico descrito, qual sua hipótese diagnóstica /diagnóstico diferencial? Explique o mecanismo fisiopatológico em questão e o porquê acontecem
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
De acordo com a queixa do paciente CHGU com apresentação de dor na panturrilha esquerda ao caminhar longas distâncias, é possível concluir que esse apresenta isquemia dos membros inferiores, que ocorre quando a irrigação sanguínea nas pernas diminuí devido a uma obstrução das artérias ou em decorrência da redução da largura dos vasos sanguíneos.
Uma das principais causas da isquemia dos membros inferiores a aterosclerose que, em resumo, consiste no acúmulo de placas de gordura, cálcio e outras substâncias nas artérias. Esse fenômeno promove uma obstrução progressiva dos vasos sanguíneos ao longo da vida.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás