Desenvolva um texto, relacionando a globalização social, desemprego estrutural, economia informacional e desigualdade social.
Respostas
Resposta:
As empresas, mais do que os mercados, tornaram-se os vetores fundamentais deste processo e, neste contexto, a globalização é definida como um conjunto de condições nas quais uma parte crescente do valor da riqueza é produzida e repartida através do mundo.
Enquanto o desemprego estrutural é causado pela adoção de novas tecnologias e processos, o conjuntural é gerado por crises econômicas internas ou externas.
Crises econômicas, geralmente, diminuem o consumo, as exportações, a produção e, por consequência de tudo isso, aumenta o desemprego.
Modernização: as inovações tecnológicas acabam substituindo muitos trabalhos humanos, principalmente quando este é um trabalho considerado mecânico e seriado. Visando a produtividade e a redução de custos, pessoas são substituídas pelas novas tecnologias.
A globalização é um fenômeno gerado pela necessidade de barateamento em produções, logo beneficia países que possuem uma linha produtiva, ou seja, os países capitalistas. Então pode-se dizer que os maiores beneficiados são os países capitalistas com melhor desenvolvimento industrial. Os países ricos.