Respostas
Resposta:
A anatomia humana pode ser estudada por partes: cabeça, pescoço, membros, tórax, abdome e demais regiões. Quando se fala nos sistemas de órgãos do corpo humano, a chamada anatomia sistêmica que é a mais utilizada.
Explicação:
Resposta:
A anatomia humana estuda toda a estrutura do corpo humano, desde os sistemas até os órgãos. O significado do termo vem do grego ‘Anatemnein’, que quer dizer corte. Esta ciência começou suas investigações nos primórdios da civilização, no século II, com a dissecação de animais e, posteriormente, em corpos humanos.
O filósofo, pintor, escultor, músico, engenheiro, cientista, arquiteto, Leonardo Da Vincci, embora não tenha sido médico, contribuiu com seus conhecimentos e revolucionou o que se conhecia sobre anatomia humana.
Por questões religiosas, houve um período em que os estudos foram proibidos. Embora houvessem inúmeros impedimentos da época, Da Vinci foi transgressor e fez desenhos de órgãos e dos sistemas da anatomia humana. Ele conseguiu entender o interior do corpo, características dos órgãos vitais bem como seus movimentos.
Sua primeira descrição foi feita através de uma dissecação da aterosclerose – entupimento de uma artéria em função do acúmulo de gordura. Vale ainda destacar que no período em que se arriscou no desbravamento do corpo humano, a maior parte do organismo humano não tinha nome. Galeno de Pérgamo, Mondino dei Luzzi e Avicena também foram exemplos de autores que contribuíram para o estudo da anatomia humana através de dissecações.
Os cortes eram feitos em cadáveres de animais e vegetais inicialmente, mas com o passar do tempo começaram a estudar organismos vivos para consolidar a pesquisa e obter mais informações sobre a matéria como um todo. A anatomia humana é responsável pelo detalhamento de cada parte de um corpo. Minuciosamente, estuda as informações voltadas à genética, que podem ser usadas para cura de doenças, por exemplo.