análise aristotélica das constituições das cidades-Estado gregas e também as suas concepções teóricas acerca da forma de governo estão expostas em Constituições e Política, respectivamente. Aristóteles (385-322 a.C.) foi discípulo de Platão e Isócrates, além de ter sido o preceptor de Alexandre, o Grande. A sua filosofia é um dos grandes monumentos da filosofia ocidental. De sua vasta obra, 47 estão conservadas no todo ou em parte. A sua filosofia, e também as suas teorias políticas, foram marcantes para o desenvolvimento do pensamento filosófico da Idade Média. Em Constituições, Aristóteles analisa a forma de governo em mais de cem cidades gregas e bárbaras. A respeito dessas informações, analise as afirmativas a seguir: Em Política, Aristóteles expõe as suas concepções teóricas acerca da forma de governo. A classificação aristotélica apresenta as seguintes formas-padrão: monarquia, aristocracia e democracia. Isso porque Em Política, além de expor as formas-padrão de governo, Aristóteles expõe também a forma corrompida, que, por sua vez, são opostas às formas-padrão, respectivamente: oligarquia, tirania, demagogia. Analisando as afirmações acima, conclui-se que: b) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. e) As duas afirmações são falsas. c) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa. d) A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. a) As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
Respostas
Resposta:
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa
Com referência às Constituições, Aristóteles analisa a forma de governo em mais de cem cidades gregas e bárbaras. Com relação a essas informações, podemos dizer que as afirmações corretas são:
c) A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
Teoria das formas de governo do Aristóteles
Para Aristóteles, o comportamento político pode ser organizado em três formas principais: monarquia (governo de um), aristocracia (governo dos melhores) e república (governo da maioria). Essas formas, no entanto, estão sujeitas à degradação pelos interesses privados e pessoais dos homens, passando por mudanças na sua abordagem de governo e desviando-se da busca do bem comum.
Essas formas separadas são a tirania, a oligarquia e a democracia. Da mesma forma, Aristóteles também ordena hierarquicamente essas formas de governo, tais como: monarquia, aristocracia, politeia, democracia, oligarquia e tirania.
Saiba mais sobre Teoria das formas de governo do Aristóteles em: https://brainly.com.br/tarefa/45825961
#SPJ2