• Matéria: Português
  • Autor: guilhermecstop
  • Perguntado 4 anos atrás

Como primeira parte do trabalho literário sobre o Livro "A menina que roubava livro", você deve mandar uma RESENHA apontando qual ponto da história você já está e qual a sua opinião sobre a narrativa até o momento (expectativas, surpresas ou desgostos).

Você pode mandar sua Resenha como: * texto (mínimo 15 linhas) OU * vídeo (+/- mínimo 1min) OU * áudio (+/- mínimo 1 min)

observação: A expectativa de leitura é que tenham atingindo até o final do mês a PARTE QUATRO, da página 122 (edição do pdf)

lembrete: Resenha é um texto em que você RESUME A HISTÓRIA e também apresenta a sua OPINIÃO (crítica) sobre a leitura.​

Respostas

respondido por: abelhazangada
2

Resposta:

O livro "a menina que roubava livros", conta a história de liesel memiger, uma garotinha que tem sua história contada durante a 2° guerra mundial. Após perder o irmão, e escapar da mãos da morte pela primeira vez, liesel é enviada para a casa dos huberman onde imediatamente encontra apoio e amor em seu pai adotivo hans. Aos nove anos, liesel é enviada para a escola onde é logo tachada de burra e ridicularizada por todos por não saber ler.

Hans, mesmo tendo dificuldade com as palavras se encaminha de ajudar liesel e tenta a ensinar o que sabe e aos poucos a garotinha vai se tornando uma devoradora de palavras. No contexto segunda guerra mundial, todo livro considerado "perigoso" era queimado nas enormes fogueiras realizadas em praça pública. e é ali, onde liesel rouba seu primeiro livro, uma história sobre um judeu, uma heresia aos olhos dos alemães. Mesmo sob as tensões e os horrores da guerra, liesel encontra nas palavras a força que precisava.


abelhazangada: oiiii
abelhazangada: eu tentei resumir o máximo possível, como se trata de um livro extenso de quase 500 páginas alguns eventos ficaram de fora mas coloquei o que considerei essencial
guilhermecstop: vc não consegui mandar o resumo a partir da pág 122 até o final ? se não der tudo bem
abelhazangada: Após a mulher do prefeito ver Liesel furtar um livro na fogueira, a mesma se dispõe a mostrar sua biblioteca a menina, onde logo liesel se encanta com o número de livros.
Dessa parte do livro em diante, os conflitos da guerra começam a ficar cada vez mais acirrados, e isso é sentido pelos moradores da rua himmel onde logo a mãe de Liesel perde grande parte de sua freguesia, incluindo a mulher do prefeito.
abelhazangada: Não bastando, a fome é tanta nesse quadro segunda guerra, que liesel e seu melhor amigo começam a roubar frutas em fazendas vizinhas. Não são os únicos, a extrema pobreza na rua Himmel é uma característica marcante na obra.
abelhazangada: Logo, iniciam-se os bombardeios o que obriga os moradores a se esconderem nos porões até o risco passar.
Uma das cenas mais pesadas desse momento é quando o pai de liesel dá um pão a um judeu e é surrado pelos policiais, na frente de sua filha que entra em desespero.
abelhazangada: Finaliza-se "a menina que roubava livros", com um bormbardeio fatal na rua himmel onde a única sobrevivente é Liesel que se encontrava escrevendo em seu porão.
abelhazangada: tive que mandar assim pq nao tava indo inteiro
guilhermecstop: ok muito obrigado mesmo de verdade
abelhazangada: por nada
Perguntas similares