Respostas
respondido por:
2
A "matéria prima", no caso, seria o objeto de estudo e intervenção da Psicologia. Podemos afirmar que essa matéria prima é o homem em sua completude, mas com foco na subjetividade humana - incluindo todos os elementos possíveis, individuais ou grupais, internos ou externos, racional ou irracional, consciente e inconsciente, entre outros.
A "matéria prima" foi definida como a subjetividade por uma questão de generalização, pois a Psicologia se divide em diversas vertentes/subáreas que possuem focos diferentes. Como exemplo, cito algumas vertentes:
Exemplos de vertentes da Psicologia
- Psicologia sistêmica e Teoria Familiar. Essa vertente tem como foco uma sistematização da família, que é vista como a base para o desenvolvimento do indivíduo.
- Psicologia comportamental (vertente behaviorista). Essa vertente tem como foco as interações entre os indivíduos e o meio em que estão inseridos, pois, segundo a vertente, o indivíduo transforma o seu meio ao passo em que se transforma.
- Psicologia social. Essa vertente tem como foco principal as interações sociais de indivíduos em um determinado meio. “As relações intrapessoais interferem diretamente no desenvolvimento e direcionamento do indivíduo”.
- Neuropsicologia. Essa vertente tem como foco principal as relações entre o cérebro e suas alterações, com uma ênfase especial em transtornos e outros acometimentos, como TEA, TDAH, TDM, TB I e TB II, esquizofrenia, afasias e etc.
- Psicologia Educacional. Essa vertente, junto da pedagogia, tem como foco principal a promoção/estudo da aprendizagem e as relações que acontecem no processo de ensino-aprendizagem. Essa vertente se interessa por diversos fatores que alteram o que foi supramencionado.
Qualquer dúvida, entre em contato
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás