Quais as influências dos estudos da neurofisiologia para o surgimento da psicologia experimental?
Respostas
Resposta:
A neurofisiologia teve uma grande influência para o surgimento da psicologia. Um dos importantes nomes que fizeram parte dessa contribuição foi Johannes Muller (1801-1858), que dedicou parte de sua vida para buscar respostas a cerca do funcionamento do corpo humano.
A fisiologia estudava a forma como se dava as sensações, o processo que ocorria com estímulos externos e internos, chegando a uma percepção a respeito de alguma experiência. Esse interesse por esses processos levou a fisiologia a desenvolver métodos científicos que possibilitaram a compressão do funcionamento cerebral. Os métodos de estudos e pesquisas como o método de extirpação, possibilitaram compreender que determinas partes do cérebro, eram responsáveis por determinados comportamentos em partes específicas do corpo, como ação ou reação.
Ao passo que a fisiologia avançava em suas pesquisas a cerda do funcionamento dos processos mentais, isso possibilitava o surgimento da psicologia que estudaria esses processos de modo a compreender não somente externamente, mas também internamente o motivo pelos comportamentos humanos. A fisiologia definiu as estruturas onde ocorriam a sensação e percepção, com isso faltava somente fazer experimentos a respeito desses processos mentais, então surgirá à psicologia, ciência que estudaria esses processos a aplicação de métodos que já vinham sendo desenvolvidos pela fisiologia.
Explicação: