Para poder desenvolver uma prática diferenciada no ensino de Matemática, é necessário, primeiramente, conhecer como o aluno e o professor encaram a realização desta prática, como no caso da resolução de problemas matemáticos.
Diante disso, analise o estudo de caso a seguir:
Visão da professora Sola: Eu sempre penso e espero que os meus alunos tenham “gosto” pela Matemática. Não gosto de trabalhar de modo que os alunos olhem, para mim, e pensem: “Ah! Isso aí é um saco.” Espero que eles gostem do que estão fazendo, ou seja, que percebam que aprender e assistir aula de Matemática, não precisa ser uma coisa forçada. Por isso, procuro trabalhar geralmente em função de desafios, nunca chegar na aula e já dar as coisas prontas. Procuro por meio de exercícios, fazer com que eles busquem alguma coisa. Ofereço problemas do tipo que tenham base, de modo que o aluno possa responder com aquilo que, acredita conveniente e com base nessas respostas poder formalizar, determinado assunto que me propus a trabalhar.
SAMPAIO, Maria Laura Feipe Bugarín. O trabalho com situações-problema: um processo de conscientização. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Porto Alegre, 2005 (p. 135). Disponível em: Acesso em: 05 abr. 2021.
Após a análise do estudo de caso, associe a forma de ensinar Matemática adotado pela professora aos estudos feitos na disciplina sobre o ensino de problemas matemáticos. Disserte sobre o assunto, e traga ao menos uma sugestão de ação pedagógica, que leve em conta o seguinte aspecto: como organizar e desenvolver atividade com os alunos de modo que possam questionar, levantar hipóteses, discutir, comunicar ideias e estabelecer relações, com o intuito de elaborar uma resposta coerente para cada situação problema apresentada, destacando as etapas principais de resolução de problemas na aula de Matemática.
Observação: não foi estipulada quantidade de linhas nessa atividade, o importante é você desenvolver o texto abrangendo tudo que foi solicitado, tudo bem?
Interessados entrem em contato pelo número 69 99235 0091 - Whats
Respostas
Resposta:
Alguém sabe essa matéria
Interessados entrem em contato pelo número 69 99235 0091 - Whats
Como fazer o aluno gostar da matemática?
Fazer com que os alunos gostem de estudar matemática é um dos objetivos da professora Sola, que utiliza a resolução de problemas como meio de ensinar matemática.
Nos tempos atuais é imprescindível que os alunos possam colocar em prática o que estão aprendendo na escola, sendo a resolução de problemas uma ótima forma de resolver fatos cotidianos que necessitam do uso da matemática.
O material concreto também é algo necessário de ser utilizado no ensino da matemática, principalmente na educação infantil e anos iniciais, pois as crianças estão passando por etapas cognitivas, de acordo com Piaget, que o concreto é necessário.
Algumas metodologias para trabalha matemática
- Gamificação - uso de jogos é uma ótima forma de se trabalhar matemática;
- Uso da tecnologia;
- Pesquisa de campo;
- Prática diária: Um exemplo é que durante uma semana os alunos podem observar todas as vezes que utilizaram a matemática durante o dia;
- Brincadeiras ao ar livre que englobem a matemática;
- Competições de matemática - são extremamente importantes para fortalecer o ensino dessa disciplina.
Quer saber mais sobre o ensino da matemática?
https://brainly.com.br/tarefa/24702099
https://brainly.com.br/tarefa/23260396