1. A charge revela uma crítica aos meios de comunicação, em especial à internet, porque *
a) Questiona a integração das pessoas nas redes virtuais de relacionamento.
b) Considera as relações sociais como menos importantes que as virtuais.
c) Enaltece a pretensão do homem de estar em todos os lugares ao mesmo tempo.
d) Descreve com precisão as sociedades humanas no mundo globalizado.
e) Concebe a rede de computadores como espaço mais eficaz para a construção de relações sociais.
2. Leia o texto abaixo. Onde fica a Inglaterra? Onde fica a Inglaterra? A mãe chega para o filho e pergunta:– Joãozinho, o que está estudando?– Geografia, mamãe.– Então diz-me: onde fica a Inglaterra?– Na página 83, mãe. Disponível em: Acesso em: 19 mar. 2014. O que torna esse texto engraçado é: *
A) o menino estudar sobre Geografia.
B) o menino dizer que a Inglaterra fica na página do livro.
C) a mãe perguntar sobre a Inglaterra para o filho.
D) a mãe interromper o estudo do filho.
3. Fez um esforço __ para vencer o campeonato __. Qual a alternativa completa corretamente as lacunas? *
a) sobreumano ‐ interregional
b) sobrehumano ‐ interregional
c) sobre‐humano ‐ inter‐regional
d) sobrehumano ‐ inter‐regional
e) sobre‐humano ‐ interegional
4, Leia o texto abaixo.De acordo com esse texto, podemos afirmar que: *
A) Cascão obedeceu à ordem dada por sua mãe.
B) Cascão evitou ficar em um ambiente limpo.
C) a mãe do Cascão limpou a sujeira que ele fez.
D) a mãe do Cascão chamou-o de volta à casa.
6. A reportagem é um gênero textual *
a) poético
b) informativo argumentativo.
c) narrativo literário, tendo começo, meio e fim da história
URGENTE
Respostas
Resposta:
1)
a) CORRETA. As relações do mundo de hoje se realizam em dois meios: o offline (relações tradicionais baseadas na convivência, e o online (relações e interações mediadas pelas redes sociais da internet). A tirinha questiona a supervalorização dos relacionamentos online em relação à vida offline.
As novas possibilidades de interação não substituem as anteriores. É preciso haver um trabalho educativo para que as pessoas possam, de fato, se apropriar das novas ferramentas de modo consciente e crítico.
b) ERRADA. Na verdade, a crítica apresentada na tirinha é inversa a essa alternativa, que diz que as interações sociais também são muito importantes. As relações estabelecidas em um meio virtual é uma nova realidade e compõem um novo cenário social. Entretanto, é importante perceber o caráter multidimensional das relações humanas, sem sublimar uma forma de relação em detrimento da outra.
c) ERRADA. Sob a pretensão de estar em todos os lugares ao mesmo tempo, os indivíduos podem estar restritos apenas à atuação no mundo virtual. O espaço online da vida humana é caracterizado, para além da velocidade da troca de informação, pela mediação e controle por parte de grandes empresas e um forte apelo ao consumo.
d) ERRADA. A sociedade no mundo globalizado possui um caráter multidimensional, não se resume apenas em relações online e offline.
Descrever com precisão as sociedades humanas no mundo globalizado exige dar conta de que não há uma homogeneidade em relação à apropriação das novas ferramentas tecnológicas. Existe um centro dominante que busca propagar o seu modo de vida como parâmetro ou meta e existem grupos periféricos, que fazem o mesmo uso e não possuem os mesmo acessos.
e) ERRADA. Um dos novos desafios impostos à sociedade está relacionado ao equilíbrio entre a atuação na rede e fora dela. É necessário perceber que é um momento de transição para uma nova perspectiva. Com isso, é necessário estar consciente de quais novidades representam verdadeiramente um avanço e quais podem ser apenas “efeitos colaterais” que devem ser controlados.
2)
letra b
3)
A forma certa de escrever é sobre-humano e inter-regional. Então a resposta é a letra C
4)
Letra A, Cascão obedeceu à ordem dada por sua mãe.
6)
b) informativo argumentativo
A reportagem é um conteúdo jornalístico, escrito ou falado, baseado no testemunho direto dos fatos e situações explicadas em palavras e, numa perspetiva atual. Por este motivo serve para nos informar sobre alguma realidade ou acontecimento, fazendo-o através de argumentos. Por esses motivos podemos enquadrar a reportagem no género informativo argumentativo.
Explicação:
espero ter ajudado