Respostas
Resposta:
Ruanda :
tipo de conflito: Domínio colonial em Ruanda e a rivalidade entre tutsis e hutus.
causas: Após a Primeira Guerra Mundial, a região foi entregue para os belgas, que ampliaram o abismo nas relações entre tutsis e hutus. Os colonizadores europeus justificavam os privilégios aos tutsis alegando que eles eram “naturalmente superiores”, de acordo com os princípios do darwinismo social em voga nesse período.
Israel e Palestina :
tipo de conflito:
Palestina é a denominação histórica da área que hoje cobre o Estado de Israel, a Cisjordânia e a Faixa de Gaza. A proposta original era dividir a Palestina em dois Estados – um árabe e outro judeu. Jerusalém seria uma “cidade internacional”, administrada pelas Nações Unidas, para evitar conflitos.
causas: Ao término da Segunda Guerra Mundial , os judeus sionistas passaram a pressionar a realização da criação do Estado Judeu. A divisão, programada pela ONU, previa o repasse de 55% do território aos judeus e 44% permaneceria aos palestinos.
Crimeia:
tipo de conflito: Zuavos franceses e soldados russos enfrentam-se na torre Malakoff durante a Batalha de Sevastopol. A Guerra da Crimeia foi um conflito que se estendeu de 1853 a 1856, na península da Crimeia (no mar Negro), no sul da Rússia e nos Bálcãs.
causas: Teve origem no Euromaidan, a revolução ucrâniana iniciada no final de 2013 que culminou com a destituição de Viktor Yanukovych, no que para o governo russo foi um golpe de Estado.