Respostas
Resposta:
A Política do Café com Leite e Política dos Governadores se relacionam como as duas partes principais do sistema político brasileiro posto em prática durante a República Velha.
A Política do Café com Leite era a "alternância" no Governo Federal somente entre as elites de São Paulo e Minas Gerais, de modo que de 1894 a 1930 o Brasil foi governado apenas por estes "partidos", enquanto que a Política dos Governadores foi a prática de apoio incondicional por parte do Governo Federal às elites locais em troca de "lealdade política".
Deste modo, o Governo Federal auxiliava na manutenção do poder local ao mesmo tempo em que estes poderes locais auxiliavam na eleição do poder federal, perpetuando um mecanismo de poder elitista e excludente.
Resposta:
A Política do Café com leite, foi um acordo entre o Governo Federal durante a República velha para que os presidentes fossem escolhidos entre os políticos de São Paulo e de Minas Gerais.
Explicação:
O nome desse acordo era uma alusão à economia de São Paulo e Minas, grandes produtores, respectivamente, de café e leite. Além disso, eram estados bastante populosos, fortes politicamente e berços de duas das principais legendas republicanas: o Partido Republicano Paulista e o Partido Republicano Mineiro.