9- Relate o processo histórico do surgimento do futebol, abordando suas principais características de fundamentos e regras.
Respostas
Resposta:O futebol é, sem sombra de dúvidas, o esporte mais popular do mundo. O exercício, que encanta desde adultos até crianças, é hoje praticado pela maioria quase absoluta do planeta. Para se ter uma ideia da grandeza do esporte, há mais países filiados à Federação Internacional de Futebol (FIFA) do que a própria Organização das Nações Unidas (ONU).
Enquanto a ONU conta com 193 países aptos a participarem da Assembleia Geral realizada anualmente, a entidade que gerencia o futebol mundial conta com 211 associações nacionais filiadas, todas elas com seleções próprias que disputam as competições chanceladas pelo órgão.
A estimativa é de que existam mais de 300 mil clubes de futebol, 3 milhões de praticantes e 3,5 bilhões de torcedores ao redor do globo. Sua principal competição, a Copa do Mundo, reúne, desde a fase de classificação, cerca de 130 países e milhões de espectadores, reunidos ao redor do mais importante evento do mundo esportivo.
Introduzido no Brasil pelo brasileiro descendente de ingleses, Charles Miller, em 1984, o futebol se tornou, ao longo do tempo, uma unanimidade nacional. Sendo o principal esporte praticado no país, desde então, a seleção brasileira se tornou uma referência do esporte internacional, tendo vencido 5 Copas do Mundo, o maior número já conquistado até hoje.O futebol, disputado classicamente entre duas equipes, cada uma com 11 jogadores, que utilizam principalmente os pés e a cabeça para movimentar a bola em direção ao campo adversário, tem o objetivo de colocá-la dentro do gol.
A partida se divide em dois tempos de 45 minutos, com um intervalo de 15 minutos. A equipe vencedora é aquela que pontuar o maior número de gols. Até chegarmos ao futebol moderno praticado atualmente, entretanto, o esporte passou por inúmeras etapas de aperfeiçoamento e evolução.
Conheça agora um pouco mais sobre a história desse esporte, bem como as principais regras, fundamentos e campeonatos disputados pelo movimentado universo do futebol.
História do Futebol
Partindo do princípio que antigamente havia diversos jogos de bola com o pé, que antecederam o futebol, a origem da prática remonta um período de muitos séculos atrás, que pode ser dividida em cinco fases primordiais.
A primeira compreende os diversos tipos de exercício de futebol praticados na Antiguidade, pelos povos da Ásia, América Pré-Colombiana e Europa. Há inclusive, teorias científicas que apontam que o futebol já era praticado na pré-história.
Isso porque o ser humano teria sido atraído a brincar com objetos esféricos, desenvolvendo práticas que podem ser consideradas precursores do esporte atual. Achados arqueológicos, inclusive, indicam que os jogos com bola, praticado com o pé, já era conhecido no Egito e na Babilônia, há mais de trinta séculos.
Além disso, sabe-se que na China, no ano 206 a.C., foi publicado um regulamento de um jogo de bola com os pés, atribuídas ao treinamento militar, praticado desde o tempo do imperador Shih Huang-ti Che Houng-ti, por volta de 2.500 a.C.
Foi na Grécia, entretanto, que se encontraram comprovadamente os primeiros indícios de um estilo semelhante ao futebol, intitulado de “Episkuros”. Esse jogo consistia na disputa de uma bexiga de animal, enchida de ar ou areia, que era disputada por dois grupos de atletas que deveriam levá-la até determinado ponto.
Quando Roma dominou a Grécia, em 150 a.C., o Episkuros foi adotado pelos conquistadores romanos, recebendo o nome de Harpastum. O jogo era praticado num campo delimitado por duas linhas, chamadas de metas. Cada equipe perseguia a bexiga de animal coberta por uma capa de couro, que podia ser carregada com os pés ou com as mãos.
A história indica que, provavelmente, os romanos levaram a outros povos o seu jogo de bola, a medida que dominava os povos ao longo do Mediterrâneo. A segunda fase da história do futebol acontece na Idade Média e Renascença.
O “Calcio”, jogado com os pés e as mãos, por equipes com 27 jogadores divididos por um campo com duas metades iguais, é registrado em Florença, durante esse período.
Ainda na Idade Média, na Gália e depois na Bretanha, surgiu o “Soule”. Praticado com uma bola de couro preenchida por feno ou farelo, e jogado com os pés, a prática permitia a distribuições de socos e até rasteiras. Conflituoso, o jogo podia ocasionar em mortes, daí a expressão “violento esporte bretão”.
a resposta ficou grande mais esta falando tudo espero ter ajudado