Respostas
Resposta:
A Conferência de Bandungue (Bandung) foi uma reunião de 29 países asiáticos e africanos em Bandungue (Indonésia), entre 18 e 24 de Abril de 1955, com o objetivo de mapear o futuro de uma nova força política global (Terceiro Mundo), visando a promoção da cooperação econômica e cultural afro-asiática, como forma de oposição ao que era considerado colonialismo ou neocolonialismo, por parte dos Estados Unidos e da União Soviética.
Explicação:
Resposta:
A Conferência de Bandung foi importante enquanto medida que aproximou os países independentes da Ásia e da África uns dos outros, fortalecendo os laços econômicos, políticos e diplomáticos existentes entre eles, e ajudando a desconstruir a tese eurocêntrica de que os povos colonizados seriam "incivilizados".
Por causa disto ela colaborou para a descolonização tanto no aspecto prático quanto no aspecto simbólico. No aspecto prático ajudou a fomentar movimentos pró-independência nos países que eram ainda colônias, ajudando a divulgar as suas ideias e a treinar os seus líderes, enquanto que no aspecto simbólico ajudou a divulgar as injustiças às quais estes povos estavam submetidos ao mundo.