• Matéria: Filosofia
  • Autor: almiiir084
  • Perguntado 4 anos atrás

Dentre os muitos modos da consciência, a consciência mítica tem sua significância. Sobre essa forma de pensar, atente ao texto a seguir: A consciência mítica como estrutura do ser no mundo. O mundo, até privado de sentido, adquire um sentido. A consciência mítica é estrutura desta distância tomada, deste jogo entre o homem e o mundo. GUSDORF, Georges. Mito e Metafísica, São Paulo, 1979, p, 23-24.Com relação a esse assunto, analise os itens a seguir: I. A consciência mítica se desenvolve em representações, e sua estrutura exprime um primeiro estado de valores. II. O mito, na sua inteireza, é sentido e vivido antes de ser formulado e entendido. III. A consciência mítica procede em função de um simples realismo do desejo em oposição a qualquer idealismo intelectual. IV. O mito e a razão são duas funções fundantes na dialética da existência-humana-no-mundo. Estão CORRETOS, apenas: *

A)I, II e IV.

B)II, III e IV.

C)I, III e IV.

D)I, II e III.

E)II e III.

mim ajudem por favor nessa pergunta e urgente?​

Respostas

respondido por: baavilares
5

Resposta:

Alternativa C

Explicação:

O mito em sua essência é uma narrativa para explicar os fenômenos naturais, assim como a origem do mundo em que vivemos, baseado na vida do homem como parte desse espaço, apresentando alegoricamente fatos que não necessariamente serão comprovados.

Por outro lado, podemos notar que a realidade se difere do mito, pois ela é crua, e os mitos partem de simbologias e até mesmo de personas sobrenaturais ou de situações fantasiosas, porém, que dialogam com a realidade.

Perguntas similares